Piauí é primeiro estado do país a criar Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital

A secretaria fará parte dos órgãos da administração direta do Estad

Piauí é primeiro estado do país a criar Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital
Rafael Fonteles, Governador do Piauí

O governador Rafael Fonteles sancionou, nesta quinta-feira (2/05), a lei que cria a Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital. De autoria do governo, o projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e aprovado pela casa em abril. Com essa iniciativa, o Piauí se torna o primeiro do país a criar uma pasta específica para desenvolver a inteligência artificial em benefício do Estado.

Com a missão de promover o desenvolvimento, a implementação e o uso ético da inteligência artificial (IA), a nova pasta trabalhará em parceria com instituições de pesquisa, empresas locais, órgãos governamentais e municípios. Vai, ainda, estimular a inovação e o empreendedorismo no campo da IA, incentivando a criação de startups e projetos voltados para resolver desafios locais.

“Isso reforça nossa posição como um líder no cenário nacional em políticas públicas voltadas para a inovação tecnológica”, diz o governador.

A secretaria fará parte dos órgãos da administração direta do Estado e deve criar soluções que ajudem no crescimento do Piauí. 

Fonte: Governo do Piauí