Anúncio
Escola Legislativo

SRN: Escola do Legislativo Municipal deverá iniciar suas atividades em breve

“Pelo menos três cursos serão realizados ainda este ano”, afirmou o presidente da Câmara Eumadeus Pereira

19/05/2020 10h56
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Redação Veja SRN
606
Vereador Kleisan Negreiros (autor do Projeto de criação da Escola do Legislativo Municipal de SRN)
Vereador Kleisan Negreiros (autor do Projeto de criação da Escola do Legislativo Municipal de SRN)

Depois de Teresina, São Raimundo Nonato é o primeiro município do interior do Estado a implantar a Escola do Legislativo Municipal. Está dando seus passos finais para iniciar suas atividades. A Escola do Legislativo Municipal tem como objetivo oferecer aos parlamentares e aos servidores da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato, suporte conceitual e treinamento para a elaboração de leis e para o exercício das atividades profissionais das áreas administrativa e legislativa; capacitar agentes políticos e servidores públicos em assuntos de interesse político-institucionais; propiciar aos servidores a possibilidade de complementar seus estudos; desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional; oferecer aos servidores conhecimentos básicos para o exercício de suas funções, considerando suas carreiras, lotações e suas atribuições;qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo, ampliando a sua formação em assuntos de interesse da Câmara;desenvolver programas de ensino, objetivando a integração da Câmara Municipal à sociedade civil organizada;estimular a pesquisa técnica e acadêmica voltada às atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal, em cooperação com outras instituições de ensino.

Este projeto da Escola do Legislativo teve a iniciativa do Vereador Kleisan Negreiros, que levou ao Plenário da Casa, sendo abraçado pelos demais vereadores que aprovaram prontamente a Resolução para criação da Escola que deverá funcionar com recursos próprios da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato, como também poderá receber recursos através de parcerias com outras instituições, através de convênios.

“Depois de um longo período percorrido desde a apresentação do Projeto de Resolução nº 03/2017, datado de 08 de junho de 2017, para criar a “Escola do Legislativo Municipal de São Raimundo Nonato, este ano estava tudo preparado para se iniciar as atividades, quando fomos pegos de surpresa por esta pandemia do Novo Coronavirus, alterando todas as nossas expectativas de colocar a Escola do Legislativo em funcionamento. Mas mesmo com a atual situação que estamos vivendo, a Câmara de Vereadores não cruzou os braços, e estamos prestes a iniciar as atividades da escola. Já foi nomeado o corpo administrativo da Escola e assim que a situação desta pandemia melhorar serão realizados os primeiros cursos. Espera-se que ainda este ano possamos ofertar pelo menos três cursos”, ressaltou Eumadeus Pereira Presidente da Câmara de Vereadores.

Vereador Eumadeus Pereira Presidente da Câmara de Vereadores de São Raimundo Nonato-PI

Segundo o Vereador Kleisan Negreiros, autor do Projeto, é uma vitória ver a Escola do Legislativo na sua fase final apta para o funcionamento, que já deveria ter iniciado se não fosse esta pandemia do Covid-19, que assola todo o mundo e também o município de São Raimundo Nonato.

“Nós vereadores, tivemos esse início de ano conturbado, mas aos poucos estamos nos adaptando a este novo formato de trabalhar, e estamos dando continuidade aos trabalhos da casa, assim como a Escola do Legislativo Municipal que em breve terá início à suas atividades. Apesar de sofrer algumas críticas isoladas, através de matéria veiculada por determinadas ferramentas de comunicação, numa clara tentativa de atingir o presidente da Câmara dos Vereadores, destacando apenas as nomeações, porém omitindo o verdadeiro objetivo e a relevância do projeto. Neste sentido é necessário destacar que para instalação e funcionamento da escola faz-se necessária a nomeação de sua primeira diretoria. Ademais, apesar de somente agora estar iniciando suas atividades, as nomeações atendem a requisição da ABEL - Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e demais parceiros, para a efetivação de convênios, suporte e futuras parcerias.Vale destacar que em todo o estado do Piauí apenas a capital e agora São Raimundo Nonato, dispõe desse canal de capacitação. Coincidentemente as críticas vão de encontro justamente ao que se espera dos vereadores que é apresentar proposições e projetos que tragam resultados práticos para sociedade. Há algum tempo critica-se os vereadores por tudo, agora a crítica e as tentativas de inviabilizar a execução são direcionadas os projetos de iniciativas pioneiras no município e com potencial de alcançar bons resultados, como a criação de escola, destinação de emendas parlamentares para doações a pessoas carentes e afetadas por esta crise pandêmica.Cabe ressaltar ainda que a Escola do Legislativo não é do Vereador Kleisan, não é do vereador Eumadeus, ou outro vereador qualquer. Todos nós vereadores temos nossa contribuição e esta escola será de extrema utilidade pública, independente do presidente que esteja diante da Mesa Diretora desta Casa”, pontuou o vereador Kleisan Negreiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.