Anúncio
SUB-NOTIFICAÇÕES

Amostragem reforça suspeitas de sub-notificações do Covid-19 apontadas nesta coluna

Ficou evidente que a Prefeitura tem as informações, mas não está repassando à população

Comentando os Fatos

Comentando os FatosA coluna Comentando os Fatos tem como propósito ser um canal de discussão dos principais assuntos comentados pela população de São Raimundo Nonato. Nossa missão é replicar e comentar os fatos que estão acontecendo e sendo comentados pelo povo. POR: ALÍRIO RIBEIRO

11/05/2020 20h11Atualizado há 4 semanas
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Alírio Ribeiro
1.061
UPA de São Raimundo Nonato-PI, atuando como Centro de Tratamento de pessoas com Covid-19
UPA de São Raimundo Nonato-PI, atuando como Centro de Tratamento de pessoas com Covid-19

As afirmativas da prefeita Carmelita e do Deputado Hélio Isaias em entrevista nas rádios locais ressaltando que “o número elevado de casos de Covid-19 no município se deram por causa do alto número de aplicação de testes”. Dando entender que existia uma sub-notificação de casos positivos nos municípios, inclusive São Raimundo Nonato.

Com a divulgação dos resultados da pesquisa do Instituto Amostragem,  encomendada pelo Governo do Estado do Piauí,  para  fazer um levantamento de estimativa de pessoas contaminadas com o Covid-19 no Estado, só reforçou nossas suspeitas  destas sub-notificações  de casos de covid no município.

Infelizmente a situação de nosso município, é bem mais grave que o apresentado nos dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde. E com as revelações do Governo do Estado, só confirma que a Prefeita Carmelita Castro e o Deputado Hélio já tinham informações sobre estes dados da pesquisa, motivo das afirmativas nas suas falas em rádios locais.

Porque esconder a real situação?

Mas, por razões desconhecidas da população a Gestão Municipal está tentando camuflar a realidade dos fatos, e com isso, colocando a população em rsico, porque não adianta apenas dizer que tem que haver o isolamento social, é preciso dizer a verdade, para que a população possa ter certeza da real situação e dos riscos que estão correndo em quebrar as regras de isolamento e não usar máscaras e outras formas de proteção individual. Só a informação verdadeira vai fazer com que a população entenda que essa doença não é apenas uma gripezinha, como o nosso presidente tenta fazer a população acreditar.

Os últimos boletins do Covid divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, durante a semana levanta ainda mais suspeitas de sub-notificações de casos, que, na contramão dos dados nos demais municípios do Estado, a uma semana, não se registra novos Casos confirmados em São Raimundo Nonato. Mesmo diante de uma pesquisa do Instituto Amostragem que afirma que a situação é bem pior que se imagina. As estimativas da pesquisa apontam que nos últimos dias os casos aumentaram 4,5 vezes a mais no estado, e, em São Raimundo Nonato, acredita-se não ser uma exceção, quando em menos de 30 dias registrou-se 30 casos confirmados oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde. Hoje o Boletim do município divulgado continua com 30 casos confirmados e 24 casos recuperados.

Boletim divulgado Hoje, 11/05/2020

Veja o que disse o Diretor do Instituto Amostragem em uma live com a presença do Governador Wellington Dias e do Prefeito de Teresina Firmino Filho:

“O diretor do Amostragem, o estatístico Batista Teles informou que da última rodada de pesquisa realizada, foram estimados cerca de 3.700 casos de Covid-19 e que desta vez, esse número saltou para 17.148. “Agora estimamos para 17.148 infectados antes era 3.700, ou seja, um número quatro vezes e meia acima do que foi encontrado antes”, disse Teles.

Professor Batista informou que fez os cálculos e que se a proporção de crescimento continuar nessa velocidade, em 15, 20 dias existe uma probabilidade de colapso no sistema de Saúde do Estado, com déficit de 100 respiradores".

Fonte: Informações do GP1 

Diante da situação que nos encontramos, seria muito importante para a população e para a saúde pública que a Prefeitura Municipal, apresentasse os resultados do Instituto Amostragem do Município de São Raimundo Nonato, como também ser transparente quanto às informações, apresentando Boletins demonstrativos com mais dados como: quantas pessoas no município fizeram o teste do Covid-19, destas pessoas quantas foram confirmadas positivamente, e quantas descartadas, Quantas pessoas estão em isolamento por suspeitas do Covid.

Não custaria nada para o município repassar estas informações, a gestão ganharia mais credibilidade nas suas informações e a população agradeceria pela transparência, tão comentada nos bastidores da gestão, mas pouco praticada.

MATÉRIA RELACIONADA:

Wellington ameaça decretar lockdown se taxa de isolamento continuar caindo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.