Anúncio
Casos de Covid - SRN

Prefeita diz que alto índice de pessoas positivadas com o Covid-19 se deu pelo grande número de testes realizados no Município

Espera-se que a prefeita Carmelita e seu esposo Hélio Isaias equivocados nas suas afirmativas

Comentando os Fatos

Comentando os FatosA coluna Comentando os Fatos tem como propósito ser um canal de discussão dos principais assuntos comentados pela população de São Raimundo Nonato. Nossa missão é replicar e comentar os fatos que estão acontecendo e sendo comentados pelo povo. POR: ALÍRIO RIBEIRO

08/05/2020 21h13Atualizado há 4 semanas
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Alírio Ribeiro/Blog Comentando os Fatos
619
Pefeita Carleita Castro e Deputado Hélio Isaias (Foto: Política Dinâmica)
Pefeita Carleita Castro e Deputado Hélio Isaias (Foto: Política Dinâmica)

Em uma fala ao Jornal da Cultura desta última quinta-feira (7), a Prefeita de São Raimundo Nonato Carmelita Castro afirmou que o município apresentou um alto índice de pessoas positivadas pelo Covid-19 devido ao grande número de testes aplicados. No primeiro momento imaginei que fosse uma fala impensada, improvisada da prefeita para justificar os índices naquele momento da sua fala. Porém um fato novo me chamou atenção hoje, quando o deputado Hélio Isaias, esposo da Prefeita, numa entrevista ao Jornal Factorama da rádio Serra da Capivara, fez a mesma afirmativa que a prefeita.

Para o meu entendimento, essa não seria a melhor justificativa para esse alto índice de pessoas positivadas com a doença no município, pois, não é uma justificativa coerente com a realidade apresentada. Primeiro, porque só é aplicado os testes em pacientes que buscam os serviços de saúde com todos os sintomas do Covid-19 e após a sua internação, ou em casos que o paciente apresente os sintomas fortes e este tenha feito algum contato direto com alguém positivado com o Covid. Portanto, não seria uma justificativa aplausível, porque a aplicação dos testes no nosso município seguem as mesmas recomendações e critérios seguidos pelos demais municípios em todo o país. O próprio Secretário de Saúde do Município nas dezenas de entrevistas para as rádios locais, afirmou que os testes só são aplicados em pacientes que são internados, caso o paciente apresente apenas sintomas leves, passivos de internação, este é recomendado a ficar de quarentena na sua própria residência e são apenas monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com as afirmativas da Prefeita e do Deputado, se os altos números de pessoas positivadas, se deram por causa do grande número de testes aplicados, isto significa que a situação em nosso município é bem pior que a apresentada oficialmente. Veja bem, o município de São Raimundo Nonato tem uma população aproximada de 34 mil habitantes, acredita-se que nem 5% desta população fez o teste, que corresponderia a 1700 pessoas testadas. Agora sigamos o raciocínio da Prefeita e do Deputado Hélio Isaias “se fizermos os testes em 50% da população do município, os números poderiam passar de 100 casos confirmados com o Covid-19. Isto quer dizer que se a prefeita e o Deputado estiverem corretos, os casos de Covid podem estar subnotificados no município, ou seja, tem muito mais pessoas infectadas no município e com grande probabilidade de estar ai disseminando a doença para outras pessoas no nosso município.

Quero acreditar que seja um equívoco, tanto da prefeita Carmelita como do Deputado Hélio Isaias, ao fazer essas afirmativas, e que não estejam pautadas em dados reais, porque se estiverem embasadas em dados reais, isto demonstra que a situação de nosso município é bem pior que os dados apresentados oficialmente. E nosso município está correndo um grande risco de ter uma explosão de casos novos a qualquer momento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.