Anúncio
Atendimento Saúde

UPA em São Raimundo Nonato é totalmente dedicada para os pacientes com Covid-19

Hospital Regional passa a ser pronto socorro 24h para toda a microrregião, totalizando 20 municípios

02/05/2020 10h15
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa
391
Unidade de Pronto Antendimento -UPA (Foto: André Pessoa)
Unidade de Pronto Antendimento -UPA (Foto: André Pessoa)

Com 27 casos positivos com tendência de crescimento acelerado nas próximas semanas, o município de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), começa a se estruturar para enfrentar o pico local da pandemia do novo coronavírus. Finalmente a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), começou a ser proativa no interior do estado, estruturando de forma emergencial algumas unidades médicas. Os casos de Covid-19 na microrregião já chegam a quase 40 infectados.

A decisão tomada em São Raimundo Nonato pela atual direção do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, referência para uma população estimada em 200 mil habitantes, de transformar o imenso prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), numa espécie de “Central de Atendimento Covid-19”, merece ser elogiada por se tratar de uma ação proativa, inteligente, de precaução e estrutura para o atendimento dos casos, e o mais importante, sem colocar em risco o restante da população que necessita de atendimento médico.

Agora, são 10 leitos de UTI-Covid e 20 leitos clínicos exclusivamente para atendimento e tratamento dos pacientes vítimas do novo coronavírus de todos os municípios do chamado Território da Serra da Capivara.

São Raimundo Nonato passa a ser a cidade do Sul e Sudeste do Piauí com a maior estrutura médica desse pedaço do estado. Para a diretora geral do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, Nilvania da Silva Nascimento, outras boas notícias estão no radar e a expectativa agora é que a cidade ganhe, no mais breve espaço de tempo, novos leitos de UTI-Covid, equipamentos e suprimentos. Ela fez questão de destacar que, nesse momento, a estrutura de saúde em São Raimundo Nonato está totalmente preparada para enfrentar a pandemia, inclusive com bom estoque de remédios.

Dessa forma, desde ontem (1) maio, o plantão 24h do pronto socorro da UPA passa a ser realizado no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz.

Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (imagem: André Pessoa)

Graças a uma articulação de vários segmentos a área da saúde em São Raimundo Nonato começa a ganhar uma melhor estrutura para enfrentar a fase mais aguda da doença. A população agradece.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.