Anúncio
Pesquisa no Piaui

Pesquisa estima 3.783 infectados pelo coronavírus no Piauí e colapso na saúde entre maio e junho

Foram testadas 4.325 pessoas de 14 municípios, entre os dias 21 e 27 de abril.

01/05/2020 11h23
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: G1/PI
383
Testes para detecção de Covid-19 em pacientes — Foto: Foto: Fotos Públicas
Testes para detecção de Covid-19 em pacientes — Foto: Foto: Fotos Públicas

O Instituto de Amostragem estima que o Piauí tem 3.783 infectados pelo novo coronavírus, com margem de erro de 2%. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (30) e encomendada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Segundo o órgão, o objetivo da pesquisa foi verificar o nível de contaminação por Covid-19 no Piauí. Foram testadas 4.325 pessoas de 14 municípios, entre os dias 21 e 27 de abril.

 

Pesquisa foi realizada em 14 municípios do Piauí — Foto: Divulgação/Ascom

Das pessoas entrevistadas, cinco testaram positivo para Covid-19, uma taxa de infeção de 0,1156%. A pesquisa considerou gênero, faixa etária, a presença ou não de comorbidade nos entrevistados, se viajou nos últimos 30 dias e isolamento social.

De acordo com a pesquisa, a taxa de transmissão básica (R0) do Piauí, atualmente, é de 2,1, ou seja, cada pessoa infectada poderá transmitir o vírus para 2,1 pessoas. Dos 3.783 infectados estimados podem transmitir para aproximadamente oito mil pessoas.

Com base nos dados, a Sesapi destacou que 3% dos casos notificados precisarão de internação. Da estimativa das pessoas infectadas da pesquisa, cerca de 250 precisariam de leitos hospitalares.

 

Colapso no sistema de saúde

 

A pesquisa também ajudou a fazer uma projeção do período de colapso no sistema de saúde do estado, que está previsto para 27 de maio a 3 de junho. São estimadas 194.962 pessoas infectadas, destas pelo menos 5.849 pessoas precisarão ser internadas, sendo 918 leitos disponíveis.

 

Isolamento social e decretos de calamidade

 

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

 

Prevenção, contágio e sintomas

 

 
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBCLavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

 

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

 
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.