Anúncio
MAIS LEITOS DE UTI

Território Serra da Capivara ganha mais 5 leitos de UTI para atender pacientes do Covid-19

Além dos Leitos de UTI, o Governo do Estado, forneceu uma Ambulância e um automóvel para o território

Comentando os Fatos

Comentando os FatosA coluna Comentando os Fatos tem como propósito ser um canal de discussão dos principais assuntos comentados pela população de São Raimundo Nonato. Nossa missão é replicar e comentar os fatos que estão acontecendo e sendo comentados pelo povo. POR: ALÍRIO RIBEIRO

29/04/2020 12h47
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Alírio Ribeiro
354
Leitos de UTI para o Covid-19
Leitos de UTI para o Covid-19

De acordo com postagem no Instagram do Deputado Hélio Isaias, o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz recebeu mais 05 leitos de UTI para tratamento de pacientes com infecções respiratórias caudadas pela Covid-19, 

“Hoje contamos com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva específicos para o combate ao novo coronavírus”, destacou o deputado na sua postagem.

Ainda na mesma nota, o Deputado Hélio Isaias afirmou que o território Serra da Capivara recebeu uma ambulância de suporte avançado e um veículo para transportar exames de São Raimundo Nonato para Teresina e vice-versa.

Leitos de UTI recem instalados no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (Imagens publicadas no instagrm do Deputados Hélio Isaias)

Ambulância e veículo fornecido pelo Governo do Estado para o Território Serra da Capivara (Imagens publicadas no instagrm do Deputado Hélio Isaias)

É o suficiente para atender a demanda da nossa região é, pelo menos até o momento, em que os pacientes de Covid-19 em nosso município, não apresentaram nenhum quadro clínico grave, e se apresentarem, já temos dez leitos para atender essa demanda de pacientes do Novo Coronavirus. No entanto, se o quadro de casos positivos continuar crescente na nossa região, com certeza haverá pacientes com quadros clínicos críticos que precisarão desses leitos, que ainda é pouco para uma população de aproximadamente 100 mil habitantes.

Em termos proporcionais à sua população, o município de São Raimundo Nonato é o primeiro colocado em casos confirmados de Covid-19. Vamos aos números para melhor entendimento. De acordo com os dados do IBGE, Teresina tem uma população de 864.845 pessoas, e  824 casos de Covid-19, dá uma média de 1 pessoa com Covid19 para cada grupo de 3.045 pessoas; enquanto em São Raimundo Nonato que tem uma população de 34.710 pessoas, temos 23 casos que daria uma media de 1 pessoa com Covid-19 para cada grupo de 1.509 pessoas, ou seja, proporcionalmente ao número de pessoas com o Covid-19 é o dobro de casos de Teresina, digo proporcionalmente.

É preocupante, é, e as ações do município para a contenção da proliferação do Novo Coronavirus ainda são muito aquém do que deveria estar sendo feito, como barreiras sanitárias permanentes e eficientes, desinfecção mais ativa pelo menos no centro da cidade, fiscalização dos distanciamentos sociais, assim como informações de normas para aquelas pessoas que porventura não estejam seguindo as regras corretamente, bem como os comerciantes que estejam trabalhando sem controlar o fluxo de pessoas nos seus estabelecimentos e outras exigências sanitárias.

O que não é justo nesse momento de crise financeira estar se aplicando a industria da multa sem antes se esgotarem todas as prerrogativas dos comerciantes ou das pessoas. Que os servidores estejam prevenidos com os EPIs de acordo com as normas técnicas que cada área exige, proporcionando a sensação de segurança tanto aos profissionais da saúde como as pessoas que ao buscarem esses serviços também estejam seguros e protegidos. Fato que não está ocorrendo no município, haja vista, a ausência de procura da população aos serviços básicos de saúde no município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.