Jornalismo de Verdade
DESCRÉDITO NA SAÚDE

Sesapi muda outra vez lista de infectados e cidade de São Raimundo Nonato sobe para 23 casos

Números começaram com 35, foram retificados para 19, hoje a tarde a Secretaria Estadual da Saúde publicou que seriam 22 e agora são 23 casos positivos

Jornalismo de Verdade

Jornalismo de VerdadeANDRÉ PESSOA Fotojornalista pernambucano especializado em reportagens ambientais. Tem trabalhos publicados em exposições, catálogos de arte, livros, emissoras de televisão, jornais, revistas e plataformas digitais no Brasil e no exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como a Polônia, Grécia, Costa Rica, Espanha, Holanda, França, México, Alemanha, África do Sul, Turquia, Egito, Panamá, República Tcheca, Bélgica, Jordânia, EUA, Cuba, Itália, entre outros.

28/04/2020 19h26Atualizado há 1 mês
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa
406
Sede da Sesapi (imagem divulgação)
Sede da Sesapi (imagem divulgação)

Não bastasse toda a insegurança, preocupação e medo da população com a possiblidade de contrair o novo coronavírus, o órgão oficial do Governo do Piauí pela área da saúde, a Secretária Estadual da Saúde (Sesapi), vem sistematicamente publicando dados errôneos e informações desencontradas. 

Ontem, segunda-feira (27), a Sesapi cometeu o seu erro mais grave ao publicar que na cidade de São Raimundo Nonato tinha existido uma explosão de casos, subindo de 18 infectados para 35, um dado alarmante.

Duas horas depois da enorme repercussão da notícia truncada, a Sesapi voltou a atualizar os números e informou que existiu um erro, na verdade, São Raimundo Nonato, só tinha aumentado um caso em relação ao boletim anterior, de 18 para 19 infectados. Mas o estrago já estava feito. A notícia correu o Piauí e levou pânico aos moradores de São Raimundo Nonato e toda a microrregião. Como um rastilho de pólvora a notícia chegou a um grande número de piauienses. O stress aumentou. Os dados eram alarmantes. 

Hoje, a Sesapi surpreendeu mais uma vez e trouxe novos números. Agora, o total de casos positivos para Covid-19 em São Raimundo Nonato é de 22 contaminados, três a mais do que o boletim anterior. Agora à noite apareceu outro boletim com 23 casos em São Raimundo.

Desconfiança 

O resultado dessas trapalhadas é o descrédito da população com as autoridades. Ninguém confia nos números oficiais. 

Prefeitura calada 

Já são dois dias seguidos que a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato não publica boletins de atualização dos casos no município. Um fato estranho, levando em consideração que a Secretaria Municipal de Saúde vinha publicando boletins diários. 

O órgão de saúde municipal parece que trocou os boletins por lives com o secretário municipal. Nas redes sociais a decisão vem sendo muito criticada. 

Polêmicos 

Mas não é apenas a Sesapi que vem se envolvendo dia a dia em polêmicas ou escândalos. O secretário de Saúde de São Raimundo Nonato, Jussival Júnior, por exemplo, enfrentou grandes polêmicas nos últimos dias, inclusive com a divulgação de informações errôneas e troca de notas com o Hospital Tibério Nunes de Floriano. Isso sem falar em conflitos internos dentro da secretaria por falta de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), nos Postos de Saúde. Alguns funcionários decidiram paralisar os trabalhos até receber os equipamentos. 

O resumo é que a sociedade de São Raimundo Nonato cobra, espera e deseja, que a verdade, por mais dura que ela seja, possa ser comunicada de forma imediata, clara, honesta, sem artifícios de mídia ou marketing, apenas os dados reais. No entanto, envolvidos em tantas polêmicas em tão pouco tempo, fica difícil saber realmente em quem acreditar.

Último boletim de hoje 28/04/2020 mostra 23 casos

 Primeiro boletim de hoje 28/04/2020 mostrava 22 casos

Primeiro Boletim de ontem 27/04/2020 mostrava 35 casos

Segundo Boletim de ontem 27/04/2020 mostrava apenas 19 casos

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.