Jornalismo de Verdade
Crise na Saúde

Chegam a 25 os casos de Covid-19 confirmados no Território da Serra da Capivara

São Raimundo Nonato lidera ranking no interior do Piauí com 18 infectados

Jornalismo de Verdade

Jornalismo de VerdadeANDRÉ PESSOA Fotojornalista pernambucano especializado em reportagens ambientais. Tem trabalhos publicados em exposições, catálogos de arte, livros, emissoras de televisão, jornais, revistas e plataformas digitais no Brasil e no exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como a Polônia, Grécia, Costa Rica, Espanha, Holanda, França, México, Alemanha, África do Sul, Turquia, Egito, Panamá, República Tcheca, Bélgica, Jordânia, EUA, Cuba, Itália, entre outros.

27/04/2020 07h49Atualizado há 1 mês
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa
481
Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Com três novos casos confirmados de Covid-19 nos municípios de Anísio de Abreu e São Raimundo Nonato, já chegam a 25 o total de infectados com o novo coronavírus no chamado Território da Serra da Capivara. A área engloba 20 municípios da região Sudeste do Piauí com uma população de aproximadamente 200 mil habitantes sem nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disponível. 

A lista das cidades com pacientes confirmados com o novo coronavírus é a seguinte: São Raimundo Nonato com 18 casos; Anísio de Abreu 3; Caracol 1; Bonfim do Piauí 1; Canto do Buriti 1; e Lagoa do Barro também com 1 caso. O destaque positivo é o município de São João do Piauí, um dos maiores da região e que até agora não tem nenhum caso confirmado. 

A cidade de São Raimundo Nonato, uma espécie de capital da microrregião, com aproximadamente 40 mil habitantes, mas com uma população flutuante muito grande, que diariamente se deslocam até ela em busca de serviços básicos, tem a maior rede hospitalar da microrregião, com um hospital regional, várias clínicas privadas, postos de saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Instalação de UTIs 

Na UPA de São Raimundo Nonato já está em funcionamento 5 leitos de Unidade de Terapia Semi-Intensiva e, graças a doações da Justiça Federal, Justiça do Trabalho e iniciativa privada, estão em fase de implementação outros 5 leitos de Semi-Intensivo e compra de equipamentos. 

No Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, que como o próprio nome diz, deve atender a toda a região, o Governo do Piauí através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), promete instalar nas próximas semanas 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atender a população local. 

Amanhã, segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato promete começar a distribuição de 20 mil máscaras com a população local, em áreas de concentração urbana. Ontem a prefeita Carmelita Castro publicou decreto tornando obrigatório o uso de máscaras na cidade sertaneja que é uma das mais afetadas do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.