Anúncio
Caso Confuso

Nota de esclarecimento do Hospital Tibério Nunes sobre óbito de paciente de SRN deixa população confusa

O caso ficou sub-entendido, afinal, qual foi a causa do óbito?

26/04/2020 20h49Atualizado há 1 mês
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Alírio Ribeiro
809
Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano-PI
Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano-PI

 

Diante da polêmica levantada sobre o óbito do paciente de iniciais W. R. M, ocorrido dia 24/04/2020 no Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano-PI. O paciente, de 37 anos, recebeu o primeiro atendimento no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz e precisou ser transferido para Floriano, para atendimento de alta complexidade onde permanecia sob os cuidados daquela unidade de saúde, vindo a óbito no dia 24/04/2020.

De acordo com o Laudo Médico expedido no HRTN, a causa da morte do paciente foi por insuficiência respiratória, choque cardiogênico e lesão por arma branca.

Diante da informação de que ele teve contato com um caso confirmado ainda em São Raimundo Nonato, O Hospital Tibério Nunes seguiu com o protocolo de investigação do mesmo, sendo então confirmado por meio de RT-PCR a contaminação do paciente, através de exame coletado enquanto ainda estava internado.

Diante de matéria publicada no Portal O Sertão, intitulada: “Coronavirus: Secretário de Saúde de São Raimundo Nonato desmente boletim divulgado pelo Hospital Regional Tibério Nunes”, deixa entender que o Secretário de Saúde Jussival Junior questionou o laudo do Hospital Regional Tibério Nunes e este emitiu uma Nota Oficial, muito mais confusa que o próprio caso.

Veja a Nota do Hospital Regional Tibério Nunes de Floriano-PI:

O Hospital Regional Tibério Nunes por meio da Direção Técnica e da Coordenação do Setor de Isolamento Covid-19 vem informar e esclarecer a população sobre o caso confirmado para Covid19 oriundo da cidade de São Raimundo Nonato. O paciente masculino de 37 anos deu entrada neste hospital na noite da última quarta-feira, 22 de abril, em estado grave, vítima de Ferimento por Arma Branca, FAB, foi submetido a cirurgia e infelizmente veio a óbito na madrugada do dia 24/04/2020. Diante da informação de que ele teve contato com um caso confirmado ainda em São Raimundo Nonato, seguimos o protocolo de investigação do mesmo sendo então confirmado por meio de RT-PCR a contaminação do paciente, através de exame coletado enquanto ainda estava internado. Diante dos fatos e para melhor entendimento da população o boletim foi alterado, excluindo-se os casos de morte por outra natureza e agora confirmados para covid-19. O mesmo será excluído da lista de óbitos por Covid-19, permanecendo na relação de casos confirmados para a mesma doença.

Floriano (PI), 26 de abril de 2020

Diante das informações confusas tanto do Hospital Regional Tibério Nunes através desta Nota Oficial, após confirmar a causa da morte do paciente citado, como Covid-19. E, posteriormente emite Nota Oficial afirmando que: Diante dos fatos e para melhor entendimento da população o boletim foi alterado, excluindo-se os casos de morte por outra natureza e agora confirmados para covid-19. O mesmo será excluído da lista de óbitos por Covid-19, permanecendo na relação de casos confirmados para a mesma doença.

Para um bom entendedor, não entendi nada. Também não entendi, se houve a interferência do Secretário de Saúde para que o resultado do Atestado de óbito fosse alterado, como ficou sub-entendido na matéria publicada no Portal O Sertão, citada em matéria e que poderá ser visualizada em link no final deste artigo.

Caso tenha acontecido essa interferência do Secretário de Saúde, sem o mesmo tivesse comprovação concreta da causa da morte do paciente, ou se este estava positivado com o Covid-19, deixa a situação do secretário em uma posição muito complicada. Alterar resultados de um exame sem contra-prova é sério. E, ainda pode ter colocado todo o restante da família da vítima em risco. Não estou confirmando que o secretário fez isso, mas de acordo com a nota do HRTN e a matéria publicada no Portal O Sertão, foi o que me fez entender. Seria importante dar seus esclarecimentos sobre o caso, para não ficar sub-entendido.

Matéria em que Secretário de Saúde desmente BOLETIM do HRTN. VEJA  AQUI!

Nota Oficial do Hospital Regional Tibério Nunes 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.