Jornalismo de Verdade
Covid-19

Irmã de Carmelita Castro insiste na mentira e diz que São Raimundo Nonato dispõe de UTI

Nailer Castro é secretária de Administração do município e voltou a afirmar que a cidade tem 5 leitos de UTIs, casos na microrregião chegam a 19

Jornalismo de Verdade

Jornalismo de VerdadeANDRÉ PESSOA Fotojornalista pernambucano especializado em reportagens ambientais. Tem trabalhos publicados em exposições, catálogos de arte, livros, emissoras de televisão, jornais, revistas e plataformas digitais no Brasil e no exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como a Polônia, Grécia, Costa Rica, Espanha, Holanda, França, México, Alemanha, África do Sul, Turquia, Egito, Panamá, República Tcheca, Bélgica, Jordânia, EUA, Cuba, Itália, entre outros.

25/04/2020 21h39Atualizado há 1 mês
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa
396
Nailer Castro, Secretária de Administração (Foto: Reprodução)
Nailer Castro, Secretária de Administração (Foto: Reprodução)

Não bastou a imensa repercussão da comprovação de que a cidade e microrregião de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), não dispõe de nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e mesmo assim a irmã da prefeita Carmelita Castro (Progressistas), Nailer Castro, secretária de Administração, voltou a afirmar que a cidade dispõe de UTI.

Hoje pela manhã a região já entrou em caos com a comprovação de que o secretário municipal de Saúde do município, Jussival Júnior, mentiu em entrevista à TV Cidade Verde. Durante todo o dia a cidade ficou em polvorosa.

Agora a tarde começaram a pipocar notas de moradores com números errôneos, alarmantes, mas logo se descobriu serem fake news. As notícias falsas estão sendo atribuídas exatamente a revolta da população com a mentira do secretário na TV Cidade Verde. “As fake news são consequências da irresponsabilidade dos gestores públicos que mentiram para a população”, disse um morador com bastante raiva da situação. Nos grupos de WhatsApp não se falou de outro assunto hoje.

Divulgação Falsa. Portanto é Fake News

Até prints pedindo o afastamento do secretário municipal de Saúde, Jussival Júnior, foram publicados nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Os populares pedem a renúncia ou o impeachment dele, como se isso fosse possível, talvez influenciados pelo noticiário nacional que divulga o provável é iminente impeachment do atual presidente da República.

Postagens nas redes sociais (Grupos de WhatsApp)

A cidade está em pânico. As autoridades municipais estão desacreditas. A prefeita desapareceu, surgiram fotos dela  nas redes sociais colhendo feijão numa roça. Ninguém entendeu nada. 

Enquanto isto, a pefeita colhendo feijão e numa felicidade jamais vista (imagem postada nas redes sociais (WhatsApp)

Com a matéria exclusiva do PortalAZ dando conta da declaração errônea do secretário Jussival Júnior, ninguém mais acredita em nada em SRN.

Promessa de UTIs

O Governo do Piauí, através da SESAPI promete instalar 10 leitos  de UTI no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz. E na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mais 5 leitos de Unidade Semi-intensiva que estão na fase final de montagem.

A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho, além da iniciativa privada doaram R$ 110 mil para ajudar na montagem de UTIs no município.

Nailer Castro informou que agora a tarde chegaram novos equipamentos que serão instalados da UPA. Mas é interessante analisar: SRN ficou décadas e décadas sem uma UTI e, na correria, o Governo do Piauí e a Prefeitura prometem instalar leitos de UTI na cidade. Fica a questão, mas por que não fez isso antes? Tantos anos se passaram. Você, leitor, tire as suas conclusões.

Anísio de Abreu 

Hoje a Prefeitura de Anísio de Abreu (575 km de Teresina), confirmou o seu primeiro caso de Covi-19. A cidade de Anísio de Abreu fica muito próxima de São Raimundo Nonato e de Caracol - ambas cidades com casos. Também fica muito perto de Bonfim do Piauí, formando um arco perigoso para a disseminação da doença entre os municípios. 

Canto do Buriti 

A Prefeitura Municipal de Canto do Buriti (415 km de Teresina), também acaba de confirmar 1 caso na cidade. Assim a rota Teresina, Floriano, Itaueira, São Raimundo Nonato se fecha com a chegada de Canto do Buriti. Distante cerca de 110km de SRN, a cidade tem um forte entroncamento rodoviário com ligação com várias partes do Piauí e do Brasil, em especial, a ligação com Brasília. 

Até o fechamento dessa matéria, a cidade de São Raimundo Nonato seguia com 15 casos confirmados. Na microrregião, analisando o Território da Serra da Capivara, ja são 20 contaminados, sendo: 15 casos em São Raimundo Nonato, 1 em Caracol, 1 em Bonfim do Piauí, 1 em Anísio de Abreu, 1 em Canto do Buriti e 1 em Lagoa do Barro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.