Anúncio
Alagamentos

Chuvas alagam cidade com decreto de emergência pela seca

São Raimundo Nonato e outros 24 municípios estão em estado de emergência pela estiagem

06/02/2020 15h45Atualizado há 2 meses
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: PortalAZ / André Pessoa
479
Alagamento no centro de São Raimundo Nonato (chuvas 06-02-2020)
Alagamento no centro de São Raimundo Nonato (chuvas 06-02-2020)

Pode parecer contraditório e absurdo, mas nem mesmo as fortes e constantes chuvas que estão atingindo a microrregião de São Raimundo Nonato, no sertão do Piauí, fez o Governo Federal e o Governo Estadual voltarem atrás nos decretos de emergência para combater a seca. Eles alegam que várias regiões estão assoladas pela estiagem. É o que se chama popularmente de “seca verde”. A vegetação fica verdinha, mas os reservatórios não acumulam água. 

No entanto, para os moradores da microrregião que engloba cerca de 13 municípios, as chuvas estão constantes e, em alguns casos, até acima da média para o mês de janeiro e começo de fevereiro. Dom Inocêncio, por exemplo, bastante fragilizada pelas estiagens constantes, tem recebido fortes chuvas nas últimas semanas. 

Em Anisio de Abreu também correu muita água para o açude municipal que represa o leito do Rio Piauí. Em Coronel José Dias as chuvas na zona rural estão regulares, segundo os moradores do interior. E na rota SRN, São Brás, Anisio de Abreu, Jurema, Caracol e Guaribas não para de chover. Em média, aproximada, de 8 horas de chuvas diárias. 

Nos municípios de São Lourenço, Bonfim do Piauí, Fartura e Dirceu Arcoverde as precipitações também tem aliviado o drama da falta d’água. 

Na cidade de São Raimundo Nonato as ruas estão alagadas e com muita lama. No centro comercial as enchentes permanecem, entra governo e sai governo. Ninguém resolve esse problema de décadas. 

Na cidade onde a propaganda abusiva impera de forma pessoal em nome da atual gestora, Carmelita Castro (PP), o decreto de emergência permite uma série de ações sem licitação ou concorrência pública. A atual prefeita está com o seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral aguardando uma decisão. Mesmo assim, o governo insiste numa série de ações consideradas irregulares pela Constituição.

 A seguir imagens de alagamentos na cidade de São Raimundo Nonato-PI:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.