Anúncio
Caos no Trânsito

Trânsito em São Raimundo Nonato vira farra da multa e piada entre motoristas, motociclistas e padestres

Enquanto isso, Caos toma conta do centro comercial

19/12/2019 13h30
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Andre Pessoa/Edição Especial
1.702
Veículo do sr. Henrique Ribeiro Brasil, 55 anos, é multado
Veículo do sr. Henrique Ribeiro Brasil, 55 anos, é multado

 

Imaginem a cena, ela é real e aconteceu na manhã de hoje (19-12-2019), no centro comercial da cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí. Nossa reportagem observa um guarda de trânsito fazendo a autuação de um veículo estacionado num local proibido. Paramos nosso veículo de forma correta, num lugar apropriado e seguimos caminhando até o agente de trânsito para colher informações sobre o trabalho de conscientização (orientação e campanhas) e de repressão (blitz  e multas) na cidade sertaneja que fica a 525 km da capital,  Teresina. 

Encontramos o agente (vamos omitir o seu nome para evitar represálias) que aplicava uma multa no momento que chegamos ao seu lado. Ato continuo e antes mesmo que pudéssemos nos identificar como repórteres,  um motoqueiro sem capacete,  moto sem placa e com sandálias para ao lado do agente e, inacreditavelmente pergunta a ele: “Tem blitz ali na frente?”. O guarda, meio sem jeito e visivelmente constrangido, diz: “Não tem blitz não, mas você está sem capacete!”.  O motoqueiro agradece e segue adiante, mesmo sem o item de segurança obrigatório. 

Nesse momento me identifico como jornalista e pergunto a ele: “Não entendi. O motoqueiro te perguntou se tinha blitz adiante?  E mesmo assim você respondeu que não e, constatando que ele estava sem capacete, deixou ele seguir?”.  Não tive resposta. Essa é a rotina dos agentes de trânsito de São Raimundo Nonato, meio complacentes com as irregularidades, outras vezes constrangidos e humilhados pelas  “carteiradas” de tidas “autoridades” e outras totalmente repressivos aplicando as multas como uma máquina para gerar receitas. 

A nova engenharia de tráfego implantada na cidade pela atual gestão de Carmelita Castro (PP), virou motivo de chacota, piadas e desrespeito na zona urbana do município.  Em dias de muito movimento a zona comercial vira um verdadeiro caos de desorganização. Para piorar o que já é vergonhoso, a cidade tem vias de mão única sem nenhum sentido e, talvez por isso mesmo, não são respeitadas. 

Questionamos o agente de trânsito sobre a mão única da larga avenida que passa na frente da Clínica Dr. Isaias.  Ele disse que não saberia responder e, que ele mesmo, pessoalmente, acha errado. “Já pedimos até para retirar aquela placa lá, mas até agora não foi retirada”, tentou se explicar. Nossa reportagem passou alguns minutos nesse cruzamento para observar a postura dos motoristas. Quase todos (carros, motos, ônibus e caminhões) entram na via de mão única sem nenhum constrangimento. Vejam fotos da reportagem feitas hoje. 

Outro ponto considerado absurdo pelos usuários é o entroncamento das vias que sobem do centro comercial, na esquina do Iphan com o antigo prédio da FUMDHAM e esquina com a Clínica Dr. Isaias. No local, com 3 vias de tráfego, só existem dois semáforos. Isso mesmo. Parece piada e realmente é, mas verdadeira. O motorista que acessa o local pela rua do Iphan fica parado na esquina com um semáforo de costas para ele. Absurdo!  Piada!  Brincadeira de mau gosto ou incompetência mesmo? 

Questionamos outra vez o agente de trânsito sobre essa postura da Prefeitura em relação a sinalização.  Ele disse categoricamente: “Já pedimos um novo semáforo para implantar na área, mas enquanto isso os usuários precisam prestar atenção no cruzamento”. Ficamos alguns minutos nessa esquina e a cena se parece com o trânsito da Índia, cada motorista toma a sua própria iniciativa de cruzar a rua sem a presença de nenhum agente de trânsito. 

Ao contrário, passamos cerca de 2 horas circulando no centro comercial e não vimos, sequer, um só agente de trânsito trabalhando na educação aos usuários. Todos os agentes do município, 5 no total incluindo o seu coordenador, estavam aplicando multas nos motoristas enquanto as motos transitavam livremente com seus pilotos e passageiros sem capacetes. 

Encontramos o sr. Henrique Ribeiro Brasil, 55 anos, chegando ao seu veículo que tinha sido multado por parar em local proibido. “Acho isso um absurdo. Veja se tem alguma placa aqui proibindo o estacionamento. Paro aqui desde que me entendo como gente e nunca ninguém me disse que era proibido”, desabafou ele. Nesse momento mostro a ele que, apesar de não ter placa no local, o seu carro está em cima de uma faixa. Ele não se conforma e rebate: “Mas então por que a Prefeitura não deixa os agentes aqui para explicar para gente? Eu não sabia que era proibido pois sempre parei aqui e não tinha essa faixa”. 

Questionamos o agente de trânsito se as multas aplicadas são efetivas ou os motoristas podem recorrer e se os recursos arrecadados vão para o município ou para o estado. A informação que ele nos passou foi inusitada. “Os motoristas podem procurar a Eliene que é a coordenadora da CIRETRAM e pedir a ela para anular a multa se provar que é a primeira infração e que não tinha conhecimento que estava em local proibido”.  Fomos então até a CIRETRAN conversar com a coordenadora para entender melhor esse processo. 

Numa CIRETRAM lotada, fomos informados que a coordenadora estava viajando para Teresina. Seria importante entender como funciona esse critério de perdão das infrações pois da forma que nos foi dito parece haver manipulação politica no processo. Em geral uma multa de estacionamento irregular fica na faixa dos R$ 198,00. Tentamos saber se esse valor fica com o município ou vai para o cofre do estado, mas ninguém na CIRETRAM sabia informar, apenas a coordenadora.  

Enquanto essas polêmicas não forem esclarecidas fica difícil esperar que os usuários do trânsito em São Raimundo Nonato obedeça as regras estabelecidas.

fotos: Jornalista André Pessoa 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo NonatoSão Raimundo Nonato - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 13h09
29°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 18°
28°

Sensação

31.3 km/h

Vento

23.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio