Anuncie Aqui
Colcha de Retalhos

Mulheres do Projeto Colcha de Retalhos protagonizando suas próprias histórias

Projeto promove autonomia e empoderamento feminino na zona urbana de São Raimundo nonato

17/12/2019 16h36Atualizado há 1 mês
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Ascom Cáritas Diocesana de SRN
335

 

Mulheres protagonistas de suas histórias, produzindo alimentos de base agroecologica, esse é objetivo do projeto Colcha de Retalhos, executado pela Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, com financiamento  da Cáritas Brasileira através do fundo de apoio  a empreendimentos de economia solidária no norte e nordeste ( BNDS, Fundação Banco do Brasil e União européia) 

O projeto Colcha de retalhos é a primeira ação da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato na zona urbana do município, as ações têm sido voltadas para atender a agricultores e agricultoras familiares da zona rural dos municípios de abrangência da Diocese. 

O projeto Colcha de retalhos está sendo realizado no Bairro Baixão da Guiomar, com grupo de 15 mulheres. Essas mulheres são mães que tem acompanhamento da pastoral da criança, e, foram mobilizadas pelas agentes da pastoral que as acompanham no bairro, uma parceria importante. O projeto consiste na implantação de hortas de base agroecológica nos quintais, com assessoria técnica de técnicos em agropecuária da equipe da Cáritas, oficinas de subjetividade feminina, oficinas de produção de alimentos de base agroecológica, e empreendedorismo feminino. 

O projeto teve inicio no mês de setembro do ano de 2019, e, as mulheres já produziram para o consumo da família e também para comercializar o excedente. Segundo Elizangela, uma das participantes, o projeto tem sido importante para reunir as mulheres do bairro para conversar, além de proporcionar a oportunidade de produzir legumes e hortaliças saudáveis em seus quintais, tanto para o consumo da família como também para gerar renda, autonomia para essas mulheres.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.