Agencia Webmais 4
Agencia Webmais 3
Agencia Webmais 01
Agencia Webmais 2
São Braz do Piauí

São Braz do Piauí, desconfiança geral na base aliada do prefeito

Ex-prefeito Lapinha ameaça romper com o prefeito Nilton e se lançar candidato

Bastidores da Política

Bastidores da PolíticaA coluna Bastidores da Política tem com proposta divulgar os bastidores da política local e regional e fazer análises críticas de conjunturas políticas para as eleições de 2020.

13/11/2019 11h22Atualizado há 4 semanas
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Coluna Bastidores da Política
1.213
Ex-prefeito Lapinha x Prefeito Nilton Cardoso
Ex-prefeito Lapinha x Prefeito Nilton Cardoso

A moeda mais importante na política é a confiança. Não tem estrutura que se sustente em uma campanha ou governo sem que antes de qualquer coisa haja confiança entre os envolvidos.

Em São Braz do Piauí a desconfiança generalizada tomou conta da base aliada mais próxima da gestão de Nilton Cardoso.

Para as eleições de 2020, o prefeito Nilton Cardoso, naturalmente será o candidato da situação, este deveria receber o apoio do ex-prefeito Lapinha até então seu aliado político, mas nos últimos dias rumores apontam uma ruptura do ex-prefeito com o atual prefeito Nilton Cardoso.

Para os analistas políticos de plantão, esta ruptura provocaria uma divisão de votos no grupo da base aliada do prefeito Nilton e, que de alguma forma fortaleceria uma candidatura da oposição.

Para que os eleitores de São Braz do Piauí possam fazer uma reflexão mais aprofundada sobre a situação política de São Braz do Piauí, vamos recordar os últimos números das urnas, nas eleições próximas passadas.

Em 2018, o prefeito Nilton Cardoso, com sua demora para definir apoio ao Deputado Marco Aurélio (MDB), Deputado Estadual Henrique Pires (MDB), e ao Governo Wellington Dias e para articular seu grupo político, muitos vereadores e lideranças politicas da base do prefeito traçaram caminhos diferentes apoiando outros deputados.  Apoiado pelo prefeito, o deputado Marco Aurélio teve 981 votos em São Braz, sendo bastante expressiva a votação em uma campanha de apenas 15 dias, mostrando um reflexo da força do líder principal do município o prefeito Nilton Cardosos(MDB).

Uma surpresa nas eleições de 2018, foi o ex-aliado do prefeito e ex-secretário de Meio Ambiente “Walmir do São Braz", ele realizou um forte trabalho politico, com grande reconhecimento. O mesmo apoiou a Deputada Federal Margarete Coelho que teve 395 votos e o deputado estadual Pablo Santos teve 294. Walmir saiu fortalecido politicamente nessa eleição, despontando como uma das principais lideranças da oposição credenciando-se a disputar as eleições municipais de 2020 pela oposição.

Por outro lado, o apoio do ex-prefeito Lapinha ao candidato a deputado federal  Mainha  (PP) e para governador Dr. Pessoa, surpreendeu a todos, pois divergindo o seu apoio aos candidatos do prefeito Nilton, desenhou-se antecipadamente, uma possível ruptura nessa aliança.

A partir daí o ex-prefeito Lapinha dava seu primeiro passo para uma possível candidatura a prefeito nas eleições de 2020, e, dependendo dos resultados das urnas em 2018, o atual prefeito Nilton poderia abrir mão da reeleição e lhe apoiaria.  Mas os resultados das urnas não foram tão favoráveis ao ex-prefeito, que deu a seu candidato a deputado Federal Mainha apenas 327 votos, e ao candidato a governador Dr. Pessoa 289 votos muito abaixo do esperado por todos.

Como resumo desta análise política de São Braz do Piauí, pode-se afirmar que o prefeito Nilton saiu fortalecido, tomando-se como base os resultados das urnas nas eleições de 2018. Uma ruptura do ex-prefeito com o atual prefeito, a oposição poderá sair fortalecida nas eleições de 2020.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Promoção Guia Ta Na Web
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
GM Arquitetura
Últimas notícias
Cursos Online 300x250
Mais lidas
Anúncio
Anúncio