A partir de segunda-feira (28), o uso de máscaras em locais fechados não será mais obrigatório em Teresina. Com a decisão da Prefeitura de Teresina, haverá a flexibilização do uso em espaços como escolas, academias e estabelecimentos comerciais. O estado inicia, na segunda (28), a flexibilização em ambientes abertos.
A prefeitura manteve, contudo, a recomendação do uso de máscara por pessoas com comorbidades, que tenham contraído ou que apresentem sintomas de Covid-19. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), informou que por ser idoso e ter comorbidades continuará usando.
“A pessoa não será obrigada a usar máscara, mas aquelas que desejarem podem continuar. A máscara não só protege da Covid-19, mas de outras doenças transmissíveis respiratórias e até da mucosa da boca", orientou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.
A decisão, segundo a prefeitura, se baseia nos números baixos de contaminação, ocupação de leitos hospitalares e de óbitos por Covid-19 na capital. Caso os índices voltem a subir, a prefeitura pode voltar atrás. O presidente destacou a importância da vacinação para a flexibilização do uso do acessório facial na cidade.
"Estamos com 99,9% da população vacinada com a primeira dose, 94% com segunda dose. Graças ao avanço na imunização estamos conseguindo avançar também na flexibilização de medidas restritivas”, declarou.
A liberação já tinha acontecido desde o dia 14 de março para espaços públicos ao ar livre, incluindo espaços recreativos e locais dedicados à prática de esportes.
sta é a quarta etapa do processo de flexibilização das medidas sanitárias da Prefeitura de Teresina, conforme cronograma definido pela prefeitura, e vai abranger espaços abertos e fechados.
Na última semana, a prefeitura liberou o público de 70% na lotação das casas de eventos, shows, bares e restaurantes e ampliou o limite de horário de funcionamento dos estabelecimentos da capital.
Veja abaixo o cronograma de flexibilização:
Mín. 21° Máx. 30°