Prata da Casa
Vacinação Covid-19

Município de São Raimundo Nonato decide seguir vacinação por idade

Secretário descartou a hipótese de escolha de novos grupos prioritários no município

Comentando os Fatos

Comentando os FatosA coluna Comentando os Fatos tem como propósito ser um canal de discussão dos principais assuntos comentados pela população de São Raimundo Nonato. Nossa missão é replicar e comentar os fatos que estão acontecendo e sendo comentados pelo povo. POR: ALÍRIO RIBEIRO

14/06/2021 16h58
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Blog Comentando os Fatos
364
Vacinação por idade em SRN
Vacinação por idade em SRN

Acertadamente o Secretário de Saúde do Município em reunião com a Câmara Gestora do Município na última sexta-feira (12), decidiram por dar continuidade à vacinação contra a covid-19, por idade (contagem regressiva), descartando a possibilidade de atender novos grupos prioritários, como foi decidido na Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Piauí.

O Secretário de Saúde, semana passada chegou a cogitar em priorizar novos grupos a serem vacinados, mas nessa reunião da última sexta-feira ficou decidido que o município de São Raimundo Nonato vai seguir a vacinação por idade. Decisão esta, mas que acertada, levando-se em consideração que todos os grupos prioritários, como no caso do pessoal da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com algumas deficiências e as faixas etárias acima de 60 anos já receberam pelo menos a primeira dose da vacina, isto implica dizer que todos os grupos sociais já foram contemplados com a vacina, e que, a partir de então, o melhor critério a ser seguido seria mesmo por faixa etária.

O secretário de Saúde do município informou que na quarta-feira (16) será vacinada a população de 50 a 59 anos cadastrados nos postos de Saúde da Milonga e Aldeia. A vacinação acontecerá no  auditório da UNIVASF e na quinta-feira (17) a vacinação acontecerá em forma de Drive Thru na Avenida José de Castro, bairro Aeroporto, para a população de 50 a 59 anos cadastrados nos Postos de Saúde do Cipó, Santa Luzia, Baixão da Guiomar e Aeroporto. Nesta data serão vacinados ainda alguns grupos de repescagem.

A vacinação está avançando, os resultados positivos da vacina estão sendo visíveis, os casos de pessoas idosas internadas com covid-19 já diminuíram, agora resta prudência para a população sobretudo aos mais jovens que não estão respeitando as recomendações dos profissionais de saúde e estão contribuindo muito para que ocorra as aglomerações e o aumento de casos.

Sou veemente contra fechamento do comércio, mas sou totalmente a favor de regras mais duras quanto a normas de segurança, que haja um controle mais rígido quanto a ambientes que porventura estejam provocando aglomerações. Como controle no acesso  interno das lojas mais movimentadas, uso de máscaras, uso de álcool em gel e outras formas de controle sanitário.

É necessário lembrarmos que os leitos de UTI e leitos clínicos estão todos lotados não somente em São Raimundo Nonato, mas em Floriano, em Teresina e no país em geral e que ainda temos menos de 15% da população brasileira vacinada, portanto, ainda corremos o risco de um colapso sem precedentes no sistema de saúde, e termos que ver nossos entes queridos morrerem nas filas de hospitais por falta de vagas e até de medicação. A exemplo do estado do Amazonas e agora no Mato Grosso do Sul que foram obrigados a transferir pacientes para outros estados por falta de leitos.

Fiquem atentos, evitem as aglomerações! Valorize a sua vida e a vida de sua família.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.