Prata da Casa
Escassez de oxigênio

Levantamento aponta que 1.105 cidades do Brasil temem escassez de oxigênio em até dez dias

Pesquisa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde mostra ainda que 65,1% não suportariam aumento de casos

13/04/2021 08h41
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: O Globo
341
Cilindros de oxigênio são entregues no Hospital Metropolitano em Campinas, interior de São Paulo, em 21/3 Foto: iShoot / Agência O Globo
Cilindros de oxigênio são entregues no Hospital Metropolitano em Campinas, interior de São Paulo, em 21/3 Foto: iShoot / Agência O Globo

RIO - Um levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com 2.465 municípios em todo o país mostra que em 1.105 deles, ou 47%, teme-se pela falta oxigênio nos próximos dez dias.

Questionadas se as cidades teriam capacidade de suportar aumento na demanda, com aumento de casos, 65,1% disseram que não teriam mais oxigênio para os pacientes.

Os municípios, especialmente os pequenos, relatam dificuldade de compra. Algumas empresas, inclusive, já avisaram gestores municipais que sua capacidade de produção está perto do limite por conta da falta de insumos.

Além da falta do insumo, os municípios também relataram falta de equipamentos de proteção individuais básicos. O desabastecimento afeta não só os profissionais que atuam na linha de frente contra a pandemia mas também os envolvidos em todo tipo de procedimento hospitalar.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que um grupo de 12 empresas doará mais de 5 mil concentradores de oxigênio que devem atender, mensalmente, até 20 mil pacientes, substituindo, em média, 21 cilindros de oxigênio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 10h56
29°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 23°
28°

Sensação

31 km/h

Vento

35.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio