Prata da Casa
Fila de Espera UTI

Com 139 pessoas na fila de espera, secretário de saúde anuncia abertura de 20 novos leitos no PI

Conforme o secretário Florentino Neto, das 139 pessoas na fila de espera, 76 delas precisam de leitos de UTI.

18/03/2021 10h25
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: G1/PI
382
Profissionais da saúde atendem pacientes com Covid-19 em leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] — Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
Profissionais da saúde atendem pacientes com Covid-19 em leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] — Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Com 139 pessoas infectadas pelo coronavírus na fila de espera por leitos em todo o Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou que abrirá, ainda nesta semana, dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, e dez leitos clínicos no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.

As medidas são para amenizar o agravamento da pandemia no estado. Nesta quarta-feira (17), a taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí continuou em 91% e a de enfermaria, 71%.

A Sesapi também estuda implantar mais dez leitos de UTI e 20 clínicos no anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, 50 leitos clínicos no Hospital da Polícia Militar e mais 12 leitos clínicos no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, ambos na capital.

O secretário Florentino Neto informou, em entrevista à TV Clube, que no pico da pandemia da Covid-19 em 2020 existiam, no Piauí, menos leitos do que atualmente.

No HGV possuía 50 leitos de UTI e nós conseguimos aumentar para 60. Ontem, nós delineamos um plano com o diretor e a Fepiserh para que a gente chegue a 70 leitos. A ampliação também ocorrerá em São Raimundo Nonato. Em Picos, estamos estudando a possibilidade de alugar uma estrutura hospitalar”, informou o gestor.

A preocupação das autoridades de saúde é, principalmente, com as pessoas que precisam de leitos de UTI. Conforme o secretário, das 139 pessoas na fila de espera, 76 delas precisam de leitos de UTI.

“A nossa central de regulação e a da Fundação Municipal de Saúde (FMS) nunca trabalhou tanto. Nós temos que, a todo momento, compatibilizar a fila com as vagas que temos nos hospitais. Temos que sincronizar, o mais rápido possível, a admissão de um paciente com a alta de outro”, contou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 07h24
25°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 23°
25°

Sensação

11.1 km/h

Vento

90.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio