Anúncio
Causos de Medo

Série animada de horror “Causos de Medo” recorda histórias de fogueira do Piauí

Com estreia no dia 29 de janeiro, primeira temporada será exibida no YouTube, Instagram e Facebook

29/01/2021 12h34Atualizado há 1 mês
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Assessoria de imprensa
Cena Causos e Medos (imagem: reprodução)
Cena Causos e Medos (imagem: reprodução)

Em formato digital e gratuito, a série regional de terror "Causos de medo" traz histórias de lendas e mitos piauienses em formato de animação. A primeira temporada do projeto será dividida em três episódios, lançados, respectivamente, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. A direção geral é de Bruno Paes, cineasta natural de São Raimundo Nonato, município a 576 km da Capital Teresina. Uma realização da Produtora SRN, contemplada pela Seleção Pública Economia Criativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae/PI).

 

Para promover a inovação de empreendimentos criativos já em atividade no estado, o SEBRAE/PI selecionou a série "Causos de Medo" como um projeto que estimula o potencial produtivo, inovador e empregador das atividades culturais piauienses. Com classificação indicativa de 10 anos, os episódios são direcionados aos interessados pela cultura nordestina e apreciadores de boas narrativas de horror e terror.

 

Com base em depoimentos reais, cada episódio funciona de forma única, com diferentes mitos conhecidos pela população piauiense, sendo eles: "O Bode do Chifre de Ouro", a lenda do menino desobediente que sofre as consequências de seu mau comportamento; "O Caminhão", a narrativa da garota que encontra situações assustadoras quando tenta lidar com um aluno difícil; e "As visitas", o conto da mãe desesperada ao ver a filha assombrada por uma figura desconhecida. Cada história é apresentada em episódios de duração entre 3 e 5 minutos e será exibida em plataformas digitais, como Youtube, Instagram e Facebook.

 

Apesar de serem independentes, os episódios mantém uma coesão temática. A produtora  executiva da série, Bruna Braga, explica que o estilo de animação e a composição das ilustrações fazem com que haja uma conexão na obra. Além disso, em prol da difusão da diversidade de crenças, mitos e lendas que fazem parte do imaginário piauiense, a série faz o uso de elementos regionais para criar um produto com valor cultural. 

 

Para Bruna, "Causos de Medo" tem como propósito a preservação dessas histórias de horror e terror, conhecidas por gerações. A produtora pontua que "com as possibilidades proporcionadas pela linguagem audiovisual, essas narrativas estarão à disposição de qualquer um que tenha curiosidade e coragem de vê-las". A educação inclusiva também é um objetivo do produto. Com a inclusão de legendas, há a difusão da cultura do Piauí também para a comunidade surda.

 

Produtora SRN

 

A produtora, criada em 2020,  além de "Causos de Medo", tem experiência em diversas produções audiovisuais artísticas e publicitárias. Entre as produções dos diretores, há curtas-metragens, videoclipes, vídeos institucionais, propagandas políticas, lyric videos e animações. Dentre os projetos realizados, estão: a animação 3D "Pacific Mini Orange House”, o lyric video "Todas as Canções", o curta-metragem "A Lá Cida"- selecionado para a Mostra Bons VentosIII/ e para XII CURTA CANOA Santos Film Fest e vencedor do III FestFilmes -, entre outros.

 

Sobre o diretor

 

Bruno Paes nasceu em São Raimundo Nonato, município distante 576 km de Teresina - capital do Piauí - em 1996. Cresceu em meio às histórias de horror passadas por gerações à beira da fogueira. Ali, entre o Parque Nacional da Serra da Capivara, se encantava pelas contações em roda. Escolheu, mais tarde, reverberar essas narrativas por meio do audiovisual. Mudou-se para o Ceará em 2015, quando ingressou na graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Bacharel desde 2019, retorna à sua terra natal carregando o ímpeto de preservar a identidade regional por meio da  linguagem audiovisual.

Ficha técnica série “Causos de medo”

Ano produção: 2020

Produção: Bruna Braga

Direção geral: Bruno Paes

Classificação: 10 anos

Gênero: animação/horror

Formato: digital

Origem: São Raimundo Nonato/PI

Apoio: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PI)

 

Ficha técnica Ep. 1. “O Bode dos Chifres Ouro”

Sinopse: Um menino desobediente sofre as consequências de seu comportamento, quando a mãe o roga uma praga

Duração: 3’30’’

Formato: digital

Produção: Bruna Braga

Direção: Bruno Bressam

Ilustrações: Filippe Matheus

Animação: Gabriel Goersch

Dubladores: Joselia Pereira, Mayron Galvão, Lucas Ferreira.

Edição e som: Alexia Holanda

 

Ficha técnica Ep. 2. “O Caminhão”

Sinopse: Uma garota acostumada a dar aulas para crianças, precisa lidar com seu aluno mais difícil, mas as coisas se tornam cada vez mais assustadoras

Duração: 04’23’’

Formato: digital

Produção: Bruna Braga

Direção: Bruno Paes

Ilustrações: Felipe Helói

Animação: Esaú Pereira

Com as vozes de: Maria Vitória, Lucas Ferreira, Laerte Negreiros, 

Edição e som: Alexia Holanda

 

Ficha técnica Ep. 3. “As visitas”

Sinopse: Tentando se aproximar com suas raízes, uma mãe vê se desespera enquanto sua filha é assombrada por uma figura desconhecida

Duração: 3’45’’

Formato: digital

Produção: Bruna Braga

Direção: Lucas Santiago

Ilustrações: Bruno Richardson

Animação: Lucas Santiago

Com as vozes de: Tatiane Silva, Isadora Passos, Marineide Ribeiro.

Edição e som: Alexia Holanda

 

Serviço

Estreia da série “Causos de medo”

Quando: dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2021, sempre às 18 horas

 

Onde: 

YouTube: https://bit.ly/3orzFtL

Facebook: https://bit.ly/39ov4Vg

Instagram: @causosdemedo

 

Assessoria de imprensa

[email protected]

Letícia Feitosa (85) 9 9961 8145

Luiza Ester (85) 9 9602 0138

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 09h31
30°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
32°

Sensação

28.9 km/h

Vento

54.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Guia Capivaratur 300x600
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio