Anúncio
Corrupção,Impunidade

O sistema político de nosso país está sofrendo de um câncer incurável

No Brasil, ainda não se descobriu uma vacina eficaz contra a corrupção

Comentando os Fatos

Comentando os FatosA coluna Comentando os Fatos tem como propósito ser um canal de discussão dos principais assuntos comentados pela população de São Raimundo Nonato. Nossa missão é replicar e comentar os fatos que estão acontecendo e sendo comentados pelo povo. POR: ALÍRIO RIBEIRO

18/01/2021 09h58Atualizado há 1 mês
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Blog: Comentando Os Fatos

Teoricamente as Leis Eleitorais brasileiras estão cada dia mais rígidas para tentar inibir a corrupção generalizada no país, mas na prática a coisa é totalmente branda e cheia de brechas, o que resulta na impunidade dos malfeitores. Se essas leis fossem aplicadas ao pé da letra como deveriam ser, teríamos aqui o melhor país do mundo. No entanto, o que se observa é a corrupção generalizada desde o cidadão comum até o mais alto escalão dos nossos gestores como também da nossa justiça. E ai, pra quem recorrer?

Em nosso país as leis só amparam aqueles que detém o poder nas mãos, seja ele econômico, seja o poder jurídico, seja o poder de influências e assim vai. O cidadão comum, fica às margens da lei. Este não tem nem acesso às leis, quanto mais ousar a dizer que os direitos são iguais pra todos. “Apenas na teoria”, porque na “prática” é diferente.

Voltando para o eixo político, nas eleições Municipais de 2020, a compra de votos, troca de favores por voto, e acordos mais estranhos do mundo político aconteceram de forma explícita, só não viu e nem agiu quem não quis. O cidadão que de alguma forma se escandaliza, e esboça alguma reação contrária, não denuncia estas práticas ilícitas, porque não tem a coragem de se arriscar em denunciar, porque este, tem certeza do risco que corre de no final da história, risco de ser desmoralizado publicamente, processado na justiça e em alguns casos até perder a própria vida.

Recentemente com as posses dos novos prefeitos, o que se vê e ouve nos noticiários de todo o país, é que “prefeito tal nomeou irmãos, filhos, cunhados, sobrinhos, pais, tios, tias para cargos de primeiro escalão do seu município, sendo que na Lei diz claramente que essa prática é proibida e é caracterizada NEPOTISMO. No entanto, centenas de prefeitos fazem isso e nada acontece contra os mesmos”.

A corrupção e a impunidade é tão generalizada no nosso país que chega a ser desestimulante continuar tentando votar em algum político. Hoje, por mais que alguns desses políticos tenham a intenção de trabalhar corretamente, não conseguem, porque o sistema corruptor está tão arraigado no meio político, que não é mais possível ser honesto. Desafio o político que afirmar que nunca fez nada de errado como político ou gestor público.

Na politica atual de nosso país, os valores éticos e morais se inverteram, nós elegemos representantes para cuidar dos interesses de uma comunidade, no entanto, quando estes chegam ao poder, pensam que são donos do município, donos do país, que podem fazer o que quiser com a população, sem nenhuma consequência. Estes se acham intocáveis, blindados, os donos da razão.

Em cada município brasileiro a população elege uma bancada de vereadores para representarem os interesses desta população, e o que se vê são vereadores que eleitos pelo povo para lhes representarem, representam único e exclusivamente seus líderes políticos, sobretudo os prefeitos que detém o poder nas mãos. Estes se esquecem que foram eleitos para defender os interesses do povo do seu município e não dos prefeitos.

No entanto, para ser justo, uma grande parcela da população não vota buscando eleger representantes para suas comunidades, votam para eleger candidatos corruptos que lhe oferecem uma migalha às vésperas da eleição, jogam fora o direito de eleger um representante legal, e que depois da eleição possa ir no seu gabinete reivindicar melhorias para sua comunidade. Perdem o direito de reivindicação por uma cédula de 50 reais, e depois como não tem moral para cobrar seus direitos, fica à distância chamando os vereadores de ladrões, corruptos, mas se esquecem que a culpa dos corruptos estarem no poder, são dos próprios eleitores que vendem seus votos.

Por outro lado, ainda dizer que existem políticos honestos em nosso meio, afirmar isto, é o mesmo que afirmar acreditar em Papai Noel que a cada fim de ano aparece deixando presentes na cabeceira da cama de todas as crianças do mundo. Primeiro que o sistema político atual não comporta pessoas honestas e segundo, a grande maioria das pessoas que se elegem a algum cargo público, quando chegam ao poder, já chegam corrompidas pelo sistema. Ou se corrompem ou não se elegem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 07h53
27°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
28°

Sensação

27.1 km/h

Vento

59.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Guia Capivaratur 300x600
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio