Jornalismo de Verdade
CORONAVIRUS

Casos positivos de Covid-19 crescem em São Raimundo Nonato e MPE tem encontro com candidatos

União de campanha eleitoral e descaso das autoridades fez população se aglomerar em eventos públicos

Jornalismo de Verdade

Jornalismo de VerdadeANDRÉ PESSOA Fotojornalista pernambucano especializado em reportagens ambientais. Tem trabalhos publicados em exposições, catálogos de arte, livros, emissoras de televisão, jornais, revistas e plataformas digitais no Brasil e no exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como a Polônia, Grécia, Costa Rica, Espanha, Holanda, França, México, Alemanha, África do Sul, Turquia, Egito, Panamá, República Tcheca, Bélgica, Jordânia, EUA, Cuba, Itália, entre outros.

16/10/2020 06h50
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa (Eleições 2020)
391

Os casos de covid-19 no município de São Raimundo Nonato (525km de Teresina), tiveram um aumento expressivo nas últimas semanas piorando o caldo ralo da saúde na cidade sertaneja. Aparentemente, o fato é resultado direto da postura da atual prefeita Carmelita de Castro Silva (Progressistas), que tenta a reeleição e faz vista grossa para o intenso movimento da cidade, em especial na zona comercial. Coloque uma pitada de campanha eleitoral com palestras, carreatas, caminhadas e visitas aos moradores na cidade e na zona rural e, pronto, temos pimenta na sopa. 

O caldo ficou tão quente que o Ministério Público Eleitoral (MPE), decidiu intervir. Está agendada para hoje, sexta-feira (16), no Centro Diocesano, na cidade de São Raimundo Nonato, uma reunião com representantes dos principais candidatos a prefeito, vice e vereadores da 13ª e 95ª Zonas Eleitorais para discutir ações que minimizem os riscos nos municípios da microrregião. A iniciativa do encontro partiu da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e deve contar com a participação dos políticos que disputam cargos nas próximas eleições em 15 de novembro. 

Ontem, quinta-feira (15), o Jornal Nacional destacou que o Piauí voltou ao patamar vermelho com aumento no número de óbitos. No último domingo (11), o estado já tinha sido destaque no programa Fantástico como o único da federação em alta de mortes. O Brasil já possui quase 5,2 milhões de casos de Covid-19. Somente em São Raimundo Nonato já nos aproximamos de 2 mil casos com 10 mortes. Técnicos da saúde alertam que o sistema hospitalar local está chegando ao seu limite caso medidas urgentes não sejam adotadas. 

Descaso 

Desde o início da pandemia, em meados de março, a Secretaria Municipal de Saúde de São Raimundo Nonato informou que não iria adotar a estratégia de instalar barreiras sanitárias nos acessos ao município. Alegou, entre outras questões, a dificuldade de bloquear as diversas estradas que cortam o município, o alto custo e necessidade de pessoal qualificado, além da aparente ineficiência da ação. A decisão foi muito criticada na cidade e, até hoje, a prefeita Carmelita Castro é alvo de polêmica sobre o assunto. 

Para piorar o suposto descontrole nos acessos, entre os meses de março e abril, São Raimundo foi destaque na mídia nacional com a chegada de ônibus oriundos de São Paulo e Brasília sem que as autoridades municipais exercessem qualquer controle. Somente após diversas publicações o município passou a monitorar a chegada dos veículos e a cadastrar os seus passageiros. O monitoramento, quando feito, era executado pelo telefone. 

Logo a prefeita se tornou refém do seu próprio projeto de se candidatar à reeleição. Alguns comerciantes prejudicados com o fechamento dos seus estabelecimentos ameaçaram fazer uma manifestação na frente da casa de Carmelita Castro. Para acalmar os ânimos uma reunião foi marcada na sede da Prefeitura e a postura da gestora foi escorregadia, para dizer o mínimo. Depois disso, o pequeno controle que chegou a existir no começo da pandemia foi pelo ralo, ou como se diz no ditado popular, o caldo entornou. 

A fiscalização e repressão que ganhou destaque e causou muita polêmica, levando até conhecidos comerciantes locais a denunciar policiais militares e funcionários do município por truculência, violência e invasão de propriedade particular, não passou de marketing errado, de mais um tropeção na caminhada pela reeleição de Carmelita Castro. Dados do Portal da Transparência apontam que somente entre fevereiro e o início de outubro, o município de São Raimundo Nonato recebeu quase R$ 6 milhões específicos para o combate a Covid-19.  

Para além de alimento, os caldos, especialmente os que são feitos com ossos, têm sido usados ao longo dos séculos para ajudar no tratamento de doenças e, quando adequadamente preparados, mostram uma composição saudável. Infelizmente o caldo da saúde no município de São Raimundo Nonato se mostra ralo e apimentado. Dessa forma, ao invés de ajudar a curar, a campanha política da prefeita representante da oligarquia dos Castro termina piorando tudo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 16h18
35°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 23°
34°

Sensação

15.1 km/h

Vento

27.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio