Anúncio
Perfil falso

Polícia Civil investiga perfil falso de usuário que se autodenomina “Comandante”.

Mandado de busca e apreensão deve ser realizado a qualquer momento

17/09/2020 11h12
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Informações do Portal AZ/André Pessoa
653

O que pode se tornar um grande escândalo político no início da campanha eleitoral de 2020, com consequências imprevisíveis para a campanha à reeleição da prefeita Carmelita Castro, do Progressistas, está na iminência de ser desvendado pela Polícia Civil do Piauí.

Na cidade de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), correligionários da atual gestão municipal estão entre os suspeitos de alimentar, de forma criminosa, o perfil fake que assina como “Comandante”.

Ontem, a polícia quebrou o sigilo telefônico da linha (89) 9.8814-9146 utilizado pelo perfil fake “Comandante”, e descobriu que o CPF registrado na operadora OI está em nome de Norberto Dias Antunes, com residência na localidade Zé Luiz, zona rural do município de Bonfim do Piauí.

Chamado na delegacia de São Raimundo Nonato num primeiro momento como vítima, ele prestou depoimento e explicou: “Fui na delegacia e descobri que foi feito um cadastro de um chip em meu CPF. Nunca tive esse chip e nenhum outro da OI. Nem tenho WhatsApp!”, declarou ele perante a autoridade policial.

Boletim de Ocorrência registrado por Norberto Dias Antunes

No seu depoimento, Norberto Antunes disse que descobriu recentemente que já havia até sido registrado um outro boletim de ocorrência para investigar o número utilizado pelo criminoso que se esconde atrás do codinome “Comandante”.

Comunicado de Norberto Dias Antunes para o suporte do WhatsApp

“Ele assina como Comandante para denegrir a imagem do pré-candidato a prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira e exaltar a imagem da prefeita Carmelita Castro”, disse Antunes em depoimento à delegada Cynthia Verena Nascimento de Vasconcelos.

Busca e apreensão

A Polícia Civil colheu o depoimento da vítima que aparentemente teve o seu documento utilizado ilegalmente para habilitar uma linha telefônica. Com a comprovação desse fato, os investigadores devem pedir agora, nas próximas horas, a localização e apreensão do aparelho celular. O objetivo é prender o seu usuário o mais rápido possível. Os crimes estão sendo praticados diariamente.

Para isso, a Polícia Civil solicitará a operadora telefônica os dados de uso da linha, como IP, rede de internet e antenas utilizadas para fazer o rastreamento. Com a análise desses dados, a autoridade policial pode pedir um mandado de busca e apreensão o mais rápido possível.

Correligionários de Carmelita

Toda a cidade de São Raimundo Nonato vem convivendo nas últimas semanas, período pré-eleitoral, em diversos grupos de WhatsApp, com um usuário que se identifica como “Comandante”, utilizando uma conta comercial. Diariamente ele posta informações destacando a atual administração do município e fazendo propaganda eleitoral antecipada de Carmelita Castro, que tenta à reeleição.

Utilizado por alguém que escreve como um repórter, o perfil fake tem se mostrado uma das principais “armas” da campanha de Castro. Diariamente o “Comandante” publica notas com informações de interesse do Governo Municipal, em grande parte dos casos, com mentiras e dados errôneos.

Mas o principal objetivo do usuário que se esconde no anonimato é publicar fake news contra o candidato da oposição no município de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira que fez um registro do caso na polícia. Com data de 9 de setembro passado, o advogado do ex-gestor deixa registrado o crime que se repete hora após hora com prejuízos incalculáveis para a imagem do político.

Boletim de Ocorrência registrado pelo pré-candidato de Oposição Avelar Ferreira

Utilizar perfis ilegais para tais fins, configura crime eleitoral, neste caso específico tem um outro agravante, a pessoa que está alimentando este perfil falso é suspeito de ter se utilizado indevidamente da documentação de uma terceira pessoa sem a sua autorização. O culpado ou culpados deverão responder perante a Justiça por tais atos, além de ter que responder por danos morais a uma terceira pessoas, caso seja comprovada a culpa.

Alguns prints do Perfil falso do "Comandante":

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 16h18
35°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 23°
34°

Sensação

15.1 km/h

Vento

27.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio