Jornalismo de Verdade
Empreendimento

Viveiro Mata Branca distribui mudas de aroeira durante a seca e pandemia no Piauí

Objetivo é fazer a recomposição florestal do semiárido

Jornalismo de Verdade

Jornalismo de VerdadeANDRÉ PESSOA Fotojornalista pernambucano especializado em reportagens ambientais. Tem trabalhos publicados em exposições, catálogos de arte, livros, emissoras de televisão, jornais, revistas e plataformas digitais no Brasil e no exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como a Polônia, Grécia, Costa Rica, Espanha, Holanda, França, México, Alemanha, África do Sul, Turquia, Egito, Panamá, República Tcheca, Bélgica, Jordânia, EUA, Cuba, Itália, entre outros.

24/08/2020 09h57
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa
394
Lucas Negreiros retirando suas mudas para replantio no Viveiro Mata Branca
Lucas Negreiros retirando suas mudas para replantio no Viveiro Mata Branca

Mesmo em tempos de pandemia, o Viveiro Mata Branca de produção, plantio e distribuição de mudas de espécies nativas da Caatinga, intensificou agora durante os festejos do padroeiro de São Raimundo Nonato a distruibuição de mudas de aroeira. Tudo dentro dos critérios da OMS.

Espécie típica do sertão, a aroeira é mais resistente aos períodos de estiagem, característica do semiárido. Nos meses de agosto, setembro e outubro o projeto foca apenas nessa espécie. Coordenado pelo Instituto Ecológico Caatinga (IEC), o projeto do viveiro existe desde 2014 no povoado da Serra Vermelha e, durante a pandemia só abre através de agenda antecipada. 

Com a volta do período chuvoso a produção com diversidade de espécies é retomada. Em meados de novembro e dezembro - início das chuvas -, as mudas de angico, pau d’arco, mulungu, tamboril, imburana, umbu entre muitas outras já estarão prontas para distribuição e plantio.

Visita

Quem esteve nesse final de semana no Viveiro Mata Branca foi o empreendedor e chef Lucas de Macedo Negreiros, um dos sócios da Pousada Zabele e do receptivo Selva Branca, ambas empresas parceiras do projeto. 

Lucas Negreiros veio sozinho e trouxe uma caixa de papelão (ação recomendada quando você vier retirar a sua muda). Ele levou ela cheia de filhotes verdes da Caatinga para plantio imediato.

Enquanto a pandemia durar, o viveiro Mata Branca continua produzindo mudas, mas trabalhando internamente e atendendo ao público apenas através de pedidos antecipados de agendamento.

Lucas Negreiros retirando suas mudas para replantio no Viveiro Mata Branca:

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 20h20
26°
Tempo aberto Máxima: 36° - Mínima: 21°
26°

Sensação

14.5 km/h

Vento

43.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio