Jornalismo de Verdade
Semiarido

Caatinga em processo de transição para a seca, Luz de cinema

Semiárido explode em cores

Jornalismo de Verdade

Jornalismo de VerdadeANDRÉ PESSOA Fotojornalista pernambucano especializado em reportagens ambientais. Tem trabalhos publicados em exposições, catálogos de arte, livros, emissoras de televisão, jornais, revistas e plataformas digitais no Brasil e no exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como a Polônia, Grécia, Costa Rica, Espanha, Holanda, França, México, Alemanha, África do Sul, Turquia, Egito, Panamá, República Tcheca, Bélgica, Jordânia, EUA, Cuba, Itália, entre outros.

22/07/2020 18h25
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa
408
Semiárido explode em cores
Semiárido explode em cores

O mês de julho começa a se esvair. As folhas já não se seguram nos galhos. A Caatinga, nosso patrimônio ambiental único no planeta, começa a sua mutação anual. As folhas começam a cair. Todo um universo verde viverá uma metamorfose de tons.

No começo do processo o vermelho, amarelo e o laranja se destacam, mas o verde dos cactos permanece intocável. Seus espinhos são técnicas que só a natureza explica para evitar a evapotranspiração. O amanhecer ilumina mais um dia na Caatinga. Hora de colocar o café no fogo e ouvir os passarinhos.

Amanhã o espetáculo se repete até não sobrar mais cor. Todas as plantas  ficam retraídas, secas, como um cinza russo nevado. Serão meses duros. Mas entre outubro e novembro, se tudo der certo, as chuvas voltam a pingar no chão deixando um cheiro agradável de poeira molhada no ar.

A Caatinga renasce. Como tudo na vida os ciclos se repetem. Eu sempre estarei com o foco nessa transição. Ano após ano. 

IMAGENS DA CAATINGA (FOTOS: ANDRÉ PESSOA)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 16h00
27°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
26°

Sensação

34.4 km/h

Vento

27.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio