Anúncio
Aulas presenciais

Escolas públicas irão retornar com 50% dos alunos em sala de aula e rodízios

A Secretaria de Educação deve apresentar nos próximos dias um protocolo detalhado sobre as regras que devem ser aplicadas para a retomada das atividades presenciais nas escolas da rede estadual de ensino

16/07/2020 18h40
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Cidadeverde.com
386

A Secretaria de Educação deve apresentar nos próximos dias um protocolo detalhado sobre as regras que devem ser aplicadas para a retomada das atividades presenciais nas escolas da rede estadual de ensino. O documento está sendo elaborado através de um trabalho conjunto entre técnicos da Educação e membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que coordena as ações de combate à pandemia da Covid-19 no Piauí.

As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas há quatro meses, desde o dia 17 de março,  início da pandemia da Covid-19. De acordo com o calendário de retomada das atividades, divulgado pelo governo do Estado, o retorno deve acontecer a partir do dia 22 de setembro.  

O Cidadeverde.com apurou que o plano que vai possibilitar a retomada é dividido em duas vertentes: Sanitária e Pedagógica.

Na parte sanitária, as escolas terão que disponibilizar dispensadores de álcool em gel e pias para higienização.

Também está definido a obrigatoriedade do distanciamento de, pelo menos, dois metros entre os alunos nas salas de aula. Para possibilitar a medida, as escolas deverão implantar uma espécie de rodízio entre os alunos de cada turma, que devem alternar entre aulas presenciais e remotas ao longo dos dias da semana.

O protocolo de reabertura também proíbe aglomerações nas salas de aulas e dependências externas, como pátios e áreas de convivência. A quantidade de recreios também deve ser ampliada, para diminuir a circulação de estudantes.

As escolas também deverão realizar, obrigatoriamente, o controle de temperatura de alunos, professores e estudantes. A expectativa é que testes rápidos para Covid-19 também possam ser realizados nos ambientes escolares.

O protocolo sanitário também deve trazer alterações para o momento das refeições e lanches nas escolas estaduais. Os cuidados com higienização devem ser reforçados.

O protocolo sanitário também prevê as ações de contigência que devem ser adotadas em caso de contaminações pelo Covid-19 no ambiente das escolas.

Protocolo Pedagógico

Em relação à parte pedagógica, a Secretaria de Educação vai trabalhar a retomada das matrizes curriculares e conteúdos de cada disciplina. Além das aulas presenciais, cada professor vai elaborar um cronograma de atividades extraclasse. Os estudantes também devem contar com reforços de aulas disponíveis através do Canal Educação. 

Também deve ser colocado em prática um protocolo socioemocional, com ações que vão ajudar os estudantes durante o processo de readaptação às atividades presenciais, além de trabalhar competências e habilidades.O objetivo 

O Superintendente de Ensino da Secretaria de Educação, professor Carlos Alberto, é um dos autores do protocolo de retomada das atividades. Ele ressalta que o documento foi pensado de maneira a garantir a segurança dos estudantes no ambiente escolar, mas sem gerar maiores prejuízos ao calendário acadêmico. "Nessa perspectiva, não vai haver perda nenhuma com relação às cargas horárias", explicou.

O plano de retomada está em fase final de elaboração. A expectativa é que o documento seja apresentado à sociedade nos próximos dias, após o debate dos pontos junto à comunidade escolar.

A Secretaria de Educação também realiza um estudo de impacto financeiro das medidas que devem ser adotadas nas 658 escolas que fazem parte da rede estadual de ensino, que juntas possuem 228 mil alunos.

Confira as principais medidas que serão adotadas nas escolas: 

Protocolo Sanitário 

Instalação de dispensadores de álcool em gel e pias;

Distanciamento de dois metros entre alunos na sala de aula;

Redução da quantidade de alunos, através de rodízio por dia da semana;

Proibição de aglomerações em salas e áreas externas; 

Aumento da quantidade recreios; 

Controle de temperatura; 

Testagem de estudantes, professores e servidores; 

Reforço da higiene no momento das refeições; 

Acompanhamento de alunos e professores que fazem parte dos grupos de risco; 

Plano de contingência em caso de contaminações pelo Covid;

Protocolo Pedagógico 

Retomada dos conteúdos das disciplinas; 

Cronograma de atividades extraclasse; 

Reforço através de aulas remotas; 

 

Protocolo socioemocional, com ações voltadas à readaptação;

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 11h11
28°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 18°
27°

Sensação

34.8 km/h

Vento

29.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio