Anúncio
Eleições 2020

Avelar sugere criação do Parque Municipal do Canoas da Serra Vermelha

Projeto faz parte do Plano de Governo para futura gestão do município entre 2021 a 2024

14/07/2020 19h06Atualizado há 3 semanas
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: By divulgação/Avelar
603
Avelar Ferreira
Avelar Ferreira

O ex-prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira (PSD), surpreendeu os ouvintes da Rádio Serra da Capivara hoje, terça-feira, (14) ao sugerir que numa possível vitória nas eleições municipais, em novembro próximo, ele trabalharia pela criação do Parque Municipal do Canoas da Serra Vermelha. 

A área ambiental é vizinha do Parque Nacional da Serra da Capivara e nos últimos anos se popularizou como um dos atrativos naturais mais procurados do município. O local fica  fora dos limites da Unidade de Conservação federal. Muito frequentado por jovens, casais, namorados, amigos, famílias e turistas em busca de fotos interessantes. O lugar tem um magnífico conjunto geológico, com paisagens de tirar o fôlego.

Avelar inova ao sugerir essa ideia pois o objetivo é regulamentar o fluxo turístico do local que atualmente é completamente descontrolado. Jovens costumam fazer fogueiras e passar à noite no local, num sério risco para integridade física. Motoqueiros também não respeitam as trilhas para pedestres e terminam entrando com as suas motos até danificar a vegetação. 

A ideia de criação de um parque municipal pode ajudar no regramento das visitas e na conservação do local, sem impedir, no entanto, a liberdade dos visitantes e sua privacidade, nem criar despesas desnecessárias para o município. 

Ao contrário. O parque só traz benefícios. Garante a segurança dos visitantes e a integridade da natureza. O local tem sítios pinturas rupestres, uma pedra furada imponente como o famoso cartão postal da Serra da Capivara, caldeirões naturais utilizados pela fauna, vegetação de Caatinga na parte alta e de floresta relictual nos baixões. 

Para o município, a criação do parque não envolve vultuosos recursos, mas sim uma ação política. As terras dessa área pertencem ao Estado do Piauí, consideradas terras devolutas. Mas estão na área do município de São Raimundo Nonato, dentro do seu território. Dessa forma, tudo pode ser resolvido com um simples projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa repassando o uso da área para gestão do município, numa espécie de comodato ou mesmo doação sem fins lucrativos.

“A criação do Parque Municipal do Canoas da Serra Vermelha além de não onerar os cofres públicos  pode ajudar na geração de emprego e renda. Por exemplo, as associações de condutores de visitantes do Parque Nacional da Serra da Capivara podem ficar responsáveis pela gestão da nova unidade de conservação municipal”, garantiu o ex-prefeito Avelar Ferreira.

“Ganha com isso o município como um todo, o turismo por ampliar as suas fronteiras, os condutores e guias que expandem os seus circuitos e roteiros e passam a gerenciar áreas de conservação”, explica Avelar.

Uma espécie de cogestão entre o município de São Raimundo Nonato, a FUMDHAM como consultora, e os próprios condutores e suas entidades gerenciando e explorando o local.

O município ganha com a conservação, a FUMDHAM cria os protocolos de uso e conservação, e os profissionais autônomos do turismo incrementam seus negócios gerando emprego e renda. O chamado desenvolvimento sustentável. (#Avelar).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 16h00
27°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
26°

Sensação

34.4 km/h

Vento

27.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio