Anúncio
Novo Coronavirus

Instituto Votorantin afirma que São Raimundo Nonato pode ser uma das cidades mais afetadas pela Covid-19

Gestão perdeu o controle da saúde no município e casos passam de 500 infectados

07/07/2020 12h36
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa
671
Pesquisa Instituto Votorantim
Pesquisa Instituto Votorantim

O que todo mundo já sabia, espalhado pela cidade, nos bairros e zona rural, virou realidade. A completa falta de controle do Poder Público Municipal de São Raimundo Nonato em relação ao combate à Covid-19 virou manchete nacional. 

A cidade é apontada agora pelo Instituto Votorantim como a nona cidade do Brasil mais susceptível a crise do Corona. E tudo isso se deve basicamente ao irresponsável controle da pandemia no município.

Até hoje São Raimundo Nonato não implantou barreiras sanitárias, nenhum controle de quem chega ou sai do município. Diariamente o secretário de Saúde, Jussival Junior é chamado a responder as dúvidas dos populares nas rádios ou as questões elaboradas pela Dra. Rute Andrade, formada pela USP e pesquisadora aposentada do Butantã. 

A posição ambígua da prefeita Carmelita Castro (Progressistas), que faz vista grossa para a abertura do comércio local depois de ser pressionada pelos comerciantes pode ser vista pelo Ministério Público como omissão. 

A cidade está funcionando praticamente de forma normal, sem nenhuma restrição. O município já teve a morte de uma enfermeira e deve sofrer os impactos mais fortes da pandemia nas próximas semanas.

Veja a matéria na íntegra:

O Instituto Votorantim divulgou o Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O IVM utiliza dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais, sendo disponibilizado para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia.  No Piauí, o indicativo mostra que as cidades com mais alto grau de vulnerabilidade em relação à covid-19, são: São Raimundo Nonato, Cristino Castro, Cocal de Telha, São Braz do Piauí, Parnaguá, Manoel Emídio, Paes Landim, Fartura do Piauí, Nossa Senhora do Nazaré  e Curimatá. Todos estes municípios possuem índice de vulnerabilidade superior a 70, numa escala que vai de 0 a 100, indicando que quanto maior o valor do índice de um determinado município, mais vulnerável e suscetível ele está com relação aos impactos da COVID-19.

Ainda em relação ao IVM, São Raimundo Nonato é a nona cidade do Brasil mais vulnerável a sofrer com os impactos da pandemia, abrangendo as mais distintas esferas, como por exemplo, sanitária, econômica e social.

Por outro lado, dentre as cidades com menor vulnerabilidade no Piauí, destacam-se: Teresina, Baixa Grande do Ribeiro, Curralinhos, Floriano e Pau d’Arco do Piauí. Apesar de possuir o maior número de óbitos e de casos confirmados no Piauí, a capital inclui-se na lista das menos vulneráveis por possuir uma rede de saúde mais robusta, cerca de 80% dos leitos de terapia intensiva do Estado ficam em Teresina

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 16h00
27°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
26°

Sensação

34.4 km/h

Vento

27.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio