Anúncio
Nossa História

Parabéns São Raimundo Nonato, terra de muita história e pouca memória

Preservar e resgatar nossa história é cultura é desenvolvimento, é turismo. Pensem nisso!

Comentando os Fatos

Comentando os FatosA coluna Comentando os Fatos tem como propósito ser um canal de discussão dos principais assuntos comentados pela população de São Raimundo Nonato. Nossa missão é replicar e comentar os fatos que estão acontecendo e sendo comentados pelo povo. POR: ALÍRIO RIBEIRO

25/06/2020 10h42
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Alirio Ribeiro
374
Antigos casarões, ainda do sec. 19
Antigos casarões, ainda do sec. 19

Hoje a nossa querida São Raimundo Nonato, faz 108 anos de sua emancipação política, são 108 anos que renderam muitas histórias, no entanto é uma cidade de pouca memória. São Raimundo Nonato, hoje se conhece mais da sua pré-história que a sua história atual. Os registros de nossa história são bastante superficiais e sem nenhum documento comprobatório que registre informações da época das fazendas de gado, povoamento dos índios, passagem de povoado a vila e posteriormente a cidade em 1912.

São Raimundo Nonato terra de muita história e poucos historiadores, até o presente momento, ninguém se debruçou numa pesquisa aprofundada sobre a história atual de nosso município, e hoje, já se fazem 108 anos de emancipação política, mais de um século de história que se perde a cada dia que passa.

Fico imaginando o sofrimento dos nossos estudantes quando precisam pesquisar sobre a nossa história, sem início, sem meio e sem atualidade, nossas memórias históricas são tão superficiais que fatos acontecidos ontem já não se sabe mais hoje, e assim a nossa história continua.

Conversando com um amigo comunicador aqui de São Raimundo Nonato, ele lembrava que ao visitarmos a cidade de Oeiras-PI, podemos fazer uma viagem no tempo e reviver toda a história daquele povo, suas dificuldades, suas lutas, suas derrotas e vitórias. Podemos entrar em uma espécie de túnel do tempo, em que juntamos as memórias daquele povo com o nosso próprio imaginário e podemos ver uma bela história daquela gente.

Em São Raimundo Nonato, se não fosse o Parque Nacional Serra da Capivara, para resgatar a nossa pré-história através das inúmeras pesquisa arqueológicas e a sua exposição nos Museus do Homem Americano e da Natureza, vivíamos no mais absoluto anonimato,  porque ao longo desses quase duzentos anos entre o período de ocupação desta região até hoje, o sãoraimundense fez a sua história, mas parece que passou algum garoto traquino, rasgou as folhas deste diário e jogou no lixo.

Até hoje, nenhum gestor que passou por esta cidade se preocupou em resgatar essa história, nem ao menos preservá-la, cada gestor que passa tenta passar a borracha na história do outro, e assim nossas memórias continuam se perdendo, ao longo de todos estes mais de 100 anos.

Senhores gestores de hoje e de amanhã, quero pedir-lhes um presente especial nesta data comemorativa, que os senhores façam um resgate da nossa história, precisamos urgente de um Museu das Memórias da nossa história, não apenas como recordações, mas para que possamos saber quem fomos, quem somos e pra onde vamos.

“Preservar e resgatar nossa história é cultura é desenvolvimento, é turismo. Pensem nisso”!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 05h01
22°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
22°

Sensação

19.9 km/h

Vento

82.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
GM Arquitetura
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio