Anúncio
Comentando os Fatos

Comentando sobre os casos de covid-19 em SRN e posicionamento da gestão Municipal

O último Boletim de ontem registrou no município 222 casos confirmados, 110 recuperados e 3 óbitos

Comentando os Fatos

Comentando os FatosA coluna Comentando os Fatos tem como propósito ser um canal de discussão dos principais assuntos comentados pela população de São Raimundo Nonato. Nossa missão é replicar e comentar os fatos que estão acontecendo e sendo comentados pelo povo. POR: ALÍRIO RIBEIRO

23/06/2020 16h48Atualizado há 2 semanas
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Alírio Ribeiro
481
Testes Covid-19
Testes Covid-19

Diante da explosão de novos casos confirmados de covid-19 em São Raimundo Nonato semana passada até ontem (22), aumentou expressivamente a  preocupação, dúvidas e questionamentos da população. Em pouco mais de uma semana os casos saltaram de 80 para 222 casos.

A justificativa do Secretário de Saúde do município e Da própria prefeita Carmelita Castro, são unânimes em afirmar que o grande número de casos está acontecendo por causa da testagem em massa da população. Ou seja, o município adquiriu 3 mil testes e a partir de então está testando todos os servidores do município e alguns grupos de pessoas com duas ou mais morbidades. Seria uma testagem por busca ativa de casos. Até ai, eu concordo com o Secretário de Saúde e com a prefeita, se não tivesse acontecendo a testagem, os casos continuariam camuflados, como esteve até então. E que a partir destes testes será possível fazer um mapeamento do problema no município. Mas, ninguém da gestão afirmou até o momento que o Covid-19 está totalmente pulverizado em todo o município e que os testes apenas estão confirmando isto.

A gestão municipal também se esquivou até agora de falar das suas responsabilidades em lá no início da pandemia realizar às barreiras sanitárias para que o vírus não se espalhasse tanto em nosso município, faltou inicialmente a testagem dos profissionais de saúde que estavam na linha de frente, sendo estes potenciais vetores do covid-19 para a população,  faltou a testagem geral dos membros de famílias que tiveram alguém positivado e não foram testados, faltou mais ações de higienização dos espaços públicos e serviços essenciais como bancos e outros, faltou desde o início da pandemia a prefeitura disponibilizar reservatórios de água e sabão para a população nos principais pontos de movimentação da cidade e serviços públicos, medidas estas adotadas em diversos outros municípios. Aqui nesta relação, estão apenas alguns itens importantes que deixaram de ser efetivados pela gestão municipal, e, que se tivesse sido realizado o quadro pandêmico poderia estar bem melhor que o de hoje.

Ouvindo a fala do Gerente Regional da Saúde do Território, Serra da Capivara João Eudes de Almeida Castro, ao jornal da Cultura desta terça (23), ele afirmava que essa busca ativa do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal seria a maneira mais eficaz de isolar o vírus do covid-19. Concordo em parte. Seria eficaz se essa testagem fosse aplicada em 100% da população em todo o país.

A testagem como está sendo feita no município, serve apenas como indicativo da real situação em que o município se encontra, digo no momento, porque daqui a mais duas semanas a situação poderá ser outra. Vamos aos números: O município de São Raimundo Nonato tem uma população em torno de 35.000 habitantes, 10% de testagens corresponderia apenas 3.500 pessoas, enquanto que 90%, que corresponde a mais de 30 mil pessoas, continua no escuro sem saber quem está contaminado ou não, levando em conta os indicativos desta testagem e a velocidade em que a mesma está acontecendo vai levar mais de duas semanas para a aplicação destes 3 mil testes, neste intervalo de tempo os casos podem já ter dobrado o triplicado, pois está comprovado que o vírus está espalhado muito rápido no município.

Ainda sobre a busca ativa que está sendo realizada, volto a afirmar que ela servirá como indicativo da situação, mas com essa morosidade que está sendo feita, ela será ineficiente. De nada adianta essa testagem proporcional e mesmo que ela acontecesse em 100% da população do município, ainda seria ineficiente para eliminar a pandemia, porque a população dos demais municípios do território, continuariam circulando normalmente na cidade e tem ainda a questão do tempo para a aplicação destes testes, e quando terminasse a testagem de toda a população, os que já foram testados poderiam já estar contaminados. No entanto, vale ressaltar que a testagem em massa é a melhor alternativa para a tomada de decisões no combate ao coronavirus, como também ter a certeza da real situação de cada região ou comunidade, mas não é eficaz na erradicação do vírus. A eficiência no combate ao virus seria somente com uma vacina de imunização em massa, do contrário é apenas o isolamento social para retardar a contaminação em tempo recorde.

Ponto positivo

O ponto positivo que estamos observando, é o grande número de pessoas que estão contraindo o vírus de forma assintomática, e por isto, ainda não está sobrecarregando o sistema de saúde, diferente de algumas regiões do nosso país que apresentam números de óbitos preocupantes e o sistema de saúde no limite máximo.

A algum tempo atrás, quando em um outro artigo comentei sobre afirmações da Prefeita Carmelita Castro e do seu esposo o Deputado Hélio Isaias, quando afirmaram que o aumento dos casos na época se deu pelo aumento das testagens, “se não me falha a memória, houve um aumento de 7 casos para 14”, fui criticado por alguns membros da gestão municipal, porque afirmei que as falas dos mesmos dava a entender que havia uma provável subnotificação de casos positivos no município e que a prefeita e o deputado aparentemente tinham conhecimento dessa possível subnotificação. Hoje essas subnotificação estão comprovadas, não que a gestão estivesse omitindo dados, mas, que aparentemente eles já tinham conhecimento de que o município tinha muito mais casos, mesmo que ainda não tivessem confirmação, e que a partir desta testagem ficou evidente. Em entrevista ao Jornal da Cultura de hoje (23) o secretário de saúde afirmou que esses números já eram esperados, não seria nada novo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 14h24
32°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
32°

Sensação

25.9 km/h

Vento

35.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
GM Arquitetura
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio