Anúncio
Reabertura Comércio

Wellington sinaliza reabertura do comércio após queda na transmissão do coronavírus

"Estou muito otimista [quanto a reabertura do comércio]. Temos uma queda na taxa de transmissibilidade", disse o governador.

04/06/2020 15h25
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: GP1
331
Governador Wellington Dias/Foto: Lucas Dias/GP1
Governador Wellington Dias/Foto: Lucas Dias/GP1

O governador Wellington Dias (PT-PI) falou, durante entrevista à imprensa, na manhã desta quinta-feira (04), que está otimista quanto à possibilidade de reabertura gradual das atividades econômicas fechadas desde março devido ao isolamento social adotado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele antecipou que pesquisa recebida hoje, apontou a queda da taxa de transmissibilidade do coronavírus no Estado.

Conforme o governador, o Piauí chegou a 2.8 de transmissibilidade, reduziu para 2.2 e depois para 1.4 e, que agora, o decréscimo ficou a abaixo de um. Wellington atribuiu o resultado positivo as medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação da doença.

“O índice de transmissibilidade precisa estar igual ou abaixo de zero para termos uma retomada segura. Mas, estou muito otimista [quanto a reabertura do comércio]. Temos uma queda na taxa de transmissibilidade. Quando a gente fez a primeira pesquisa, a cada pessoa com coronavírus, estava transmitido para três outras pessoas, que era 2.8, depois caiu para 2.2, com o uso da máscara, higiene, e isolamento social, ou seja, um conjunto de medidas que foram feitas ao longo do período que deram resultado. Depois caiu para 1,4 e sei que agora teve uma nova queda, inclusive a baixo de 1", disse o governador.

Reunião

No próximo sábado (06), o Comitê Científico Covid-19 vai se reunir para analisar os números e definir sobre a flexibilização ou não do decreto de isolamento social e retorno do comércio. Esse acompanhamento acerca da evolução do vírus no Estado está sendo monitorado em 15 regiões do estado e essa já é a quinta rodada. Wellington ponderou que além da queda da taxa de transmissibilidade, outros critérios serão considerados na tomada de decisão sobre a reativação da vida econômica do Estado.

“É bom que fique claro que o fechamento não é uma opção do governo, opção do governo é evitar mortalidade das pessoas e para flexibilizar o número de leitos ocupados, por exemplo, deve estar abaixo de 50% e com a chegada dos novos respiradores deu esse alívio. Além da queda da transmissibilidade tem a questão da ocupação dos leitos e o indicador de mortalidade, ou seja, tudo isso vamos considerar na tomada de decisão”, disse o governador.

“Temos o Comitê Pró-Piauí que é um programa de retomada organizada do Piauí e a partir daí é que se toma a decisão. Com esses dados vamos ter um indicador importante. Graças a Deus nessa operação da compra [de respiradores] que fizemos entre o estado e a prefeitura, tivemos vitória no STF com os respiradores. Isso vai nos dar uma condição melhor”, acrescentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 13h22
31°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
31°

Sensação

26.8 km/h

Vento

37.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
GM Arquitetura
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio