Jornalismo de Verdade
Parque Nacional

Serra da Capivara completa 41 anos e comenda do jornalismo homenageia repórteres do Piauí e do Brasil

IEC criou condecoração para premiar anualmente, no Dia Mundial do Meio Ambiente, profissionais que ajudam no conhecimento, divulgação e proteção da reserva federal

Jornalismo de Verdade

Jornalismo de VerdadeANDRÉ PESSOA Fotojornalista pernambucano especializado em reportagens ambientais. Tem trabalhos publicados em exposições, catálogos de arte, livros, emissoras de televisão, jornais, revistas e plataformas digitais no Brasil e no exterior. Já esteve documentando a natureza, a cultura e a história de países como a Polônia, Grécia, Costa Rica, Espanha, Holanda, França, México, Alemanha, África do Sul, Turquia, Egito, Panamá, República Tcheca, Bélgica, Jordânia, EUA, Cuba, Itália, entre outros.

03/06/2020 21h30
Por: André Pessoa
Fonte: André Pessoa
445
Escultura feita pelo vento batiza o sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada
Escultura feita pelo vento batiza o sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada

O magnifico Parque Nacional da Serra da Capivara comemora na próxima sexta-feira (5), 41 anos de sua criação em junho de 1979. Em época de pandemia, com a reserva federal fechada para visitação pública, as homenagens e confraternizações serão realizadas de forma virtual. O Instituto Ecológico Caatinga (IEC), que mantém o projeto do Viveiro Mata Branca de produção, plantio e distribuição de mudas de espécies nativas da Caatinga na zona de entorno da unidade de conservação, criou a Comenda Serra da Capivara que, agora em 2020, vai homenagear jornalistas de São Raimundo Nonato, do Piauí e do Brasil que escreveram importantes reportagens sobre a região nas últimas décadas. 

No ano passado o evento foi realizado em noite de lua nova no anfiteatro da Pedra Furada, totalmente dedicado aos profissionais do audiovisual com o lançamento do filme Niède, de Tiago Tambelli. Na época, repórteres famosos nacionalmente como Francisco José, da TV Globo, foram homenageados. Agora, a Comenda será entregue de forma virtual como reconhecimento a 10 profissionais que através de seus textos levaram ao público brasileiro uma síntese do conhecimento acumulado pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), em 4 décadas de pesquisas multidisciplinares lideradas pela pesquisadora Niéde Guidon na região. 

A lista dos homenageados passou por uma extensa pesquisa sobre o material publicado no Brasil em livros, revistas, jornais e sites sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, definindo uma série de critérios para seleção, entre eles, abrangência da publicação, importância do veículo, tema da reportagem, repercussão do artigo, entre outros. Também foi pré-definido que a ideia em 2020 seria incorporar publicações ou profissionais de São Raimundo, do Piauí e do restante do país que trabalham com a palavra escrita, em especial com temas como sustentabilidade, turismo, ciência, cultura e meio-ambiente. 

Serão agraciados com a Comenda Serra da Capivara 2020 totalmente dedicada ao Jornalismo, o(a)s repórteres: Simone Siman (revistas Discovery Magazine, Mac+, Terra, ComCiênciaAmbiental e Na Poltrona), Sérgio Adeodato (revistas Horizonte Geográfico, Terra da Gente, Página 22 e jornal Valor Econômico), Moisés Rabinovici (correspondente estrangeiro do jornal O Estado de SP), Alessandro Meiguins (revista National Geographic Brasil), Tânia Martins (revista Elle e jornais Folha do Meio Ambiente e Meio Norte), Augusto Pessoa (revistas Continente e Na Poltrona), Sérgio Túlio Caldas (revista Os Caminhos da Terra), Israel Barreto (revista Zabelê), Solange Bastos (editora Família Bastos) e Ronaldo Ribeiro (revista National Geographic Brasil). 

Segundo a diretoria do Instituto Ecológico Caatinga, a ideia de homenagear os jornalistas nesse ano tem o duplo sentido de reconhecer o trabalho já realizado pelos repórteres, mas sobretudo reforçar os laços com a Serra da Capivara que pós pandemia precisará, e muito, da divulgação do seu potencial turístico.  Para o ano de 2021, quando o Parque Nacional da Serra da Capivara comemorará 42 anos de criação, o IEC pretende destinar a Comenda Serra da Capivara aos condutores de visitantes que trabalham na reserva federal e que nesse ano estão passando por um prolongado período de paralisação de suas atividades profissionais.

Matéria publicada na revista ELLE  em março de 2000 pela jornalista Tânia Martins. Premiação escolheu as melhores reportagens sobre o parque.

Texto da revista Continente, publicado em 2013 e também premiado através do jornalista Augusto Pessoa

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 14h34
32°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
32°

Sensação

25.9 km/h

Vento

35.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
GM Arquitetura
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio