Anúncio
Decisão do TRE

Hélio Isaías diz em entrevista que irá processar seus denunciantes no processo Eleitoral

O deputado afirmou em entrevista ao Jornal da Cultura desta quinta-feira (28), quando falava da última decisão do TRE-PI

Comentando os Fatos

Comentando os FatosA coluna Comentando os Fatos tem como propósito ser um canal de discussão dos principais assuntos comentados pela população de São Raimundo Nonato. Nossa missão é replicar e comentar os fatos que estão acontecendo e sendo comentados pelo povo. POR: ALÍRIO RIBEIRO

28/05/2020 23h04
Por: Alírio Ribeiro
Fonte: Alírio Ribeiro
930
Marabá e Deputado Hélio Isaias (Foto montagem)
Marabá e Deputado Hélio Isaias (Foto montagem)

O deputado Estadual Hélio Isaias, esposo da prefeita de São Raimundo Nonato Carmelita Castro, participou do Jornal da Cultura desta quinta (28) para falar da absolvição no processo Eleitoral, no qual ele, a prefeita Carmelita e alguns vereadores tinham sido condenados à perda dos seus mandatos na Primeira Instância da Justiça Eleitoral. Na sua fala o deputado disse que justiça foi feita, que não havia nada de concreto nas acusações que lhe renderam uma cassação em primeira instância e uma longa batalha no TRE-PI, com decisão favorável pelo placar de 4 x 3,  na última terça-feira (26), com o voto de minerva do Presidente do TRE-PI. A decisão final deste processo deverá acontecer agora em Brasília, mas até lá deverá percorrer um longo caminho e demanda tempo.

No decorrer da sua fala o deputado disse que irá entrar com processo contra seus denunciantes, responsáveis pelas gravações dos áudios que provocaram toda essa ação na justiça.

Ouça a fala do Deputado Hélio Isaias ao Jornal da Cultura em 28-05-2020:

Comentando os fatos:

O Deputado Hélio Isaias, depois de tomar esse fôlego na Justiça Eleitoral que por sinal não foi uma vitória, mas sim um empate, porque ele perdeu em São Raimundo Nonato e no jogo de volta ganhou em Teresina, no entanto, a decisão final acontecerá em campo neutro, livre de influências políticas, como aconteceu no TRE-PI, onde a defesa conseguiu adiar o julgamento da ação por dezenas de vezes. Em Brasília será diferente.

O deputado questiona a veracidade das denúncias, mas a realidade é outra. Quem não conhece as práticas eleitoreiras em nosso município, todo e qualquer cidadão é testemunha da troca de favores por votos e até mesmo a chamada compra de votos escancaradamente nos últimos dois dias que antecedem as eleições municipais. Todo mundo é conhecedor dessas práticas ilícitas dos políticos, até mesmo a justiça eleitoral, mas para que haja uma ação é preciso de provas mais que concretas, porque mesmo havendo essas provas, o denunciante corre sérios riscos de passar a ser o denunciado, como está acontecendo com os denunciantes deste caso específico. E por tais razões a população tem medo de denunciar.

Fico pasmo com as afirmativas do Deputado, que, após quase quatro anos, ele numa entrevista de rádio afirma que vai processar seus denunciantes, e porque não o fez antes? Só depois de quase quatro anos? Isso é mais uma falácia de político que quer desviar o foco das atenções e tentar confundir a opinião pública.

O deputado deveria levar em conta que mesmo o Presidente do TRE-PI, descreditando todas as provas e agravos do processo, ele teve que divergir do Juiz de Primeira Instância que acompanhou de perto as testemunhas e os seus relatos, votou divergente a toda fundamentação do Relator do Processo e de mais dois Desembargadores, e ainda de procuradores.  Portanto 4  a  3 não é bem uma vitória que o inocenta dos seus atos, apenas a prorrogação para  uma decisão final.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 04h26
22°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
22°

Sensação

20.1 km/h

Vento

79.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Pré-Moldados Santa Fé
Municípios
GM Arquitetura
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio