Encerramento da 1ª fase do PAT e lançamento da 2ª fase do PRODETER da Apicultura

O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Dom Inocêncio-PI

Encerramento da 1ª fase do PAT e lançamento da 2ª fase do PRODETER da Apicultura

Autoridades, instituições e apicultores  participaram  do encerramento da  1º fase do PAT e lançamento da 2º fase do PRODETER da apicultura.

O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Dom Inocêncio, em parceria com o Comitê Gestor Territorial da Apicultura, Codevasf, Sebrae,  Fetag, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Dom Inocêncio, empresa de projetos Agregar,  SEPLAN  presidentes de associações e apicultores participantes do novo Plano de Ação Territorial da Apicultura.

O principal objetivo do encontro foi apresentar ações e resultados alcançados pelo PRODETER-Apicultura que tinham como integrantes os municípios de S. Braz, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol, Várzea Branca, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí e Guaribas com 250 apicultores participantes e o lançamento do novo  PAT-Apicultura com 06 novos municípios com 300 apicultores selecionados.

Raimundo Ferraz da Silva - agente de Desenvolvimento do BNB. Fez um balanço das ações e resultados alcançado pelo o PAT como capacitação especifica de 198 apicultores  em apicultura em parceria com SENAR/PI e EMATER.  Financiamento para 273 apicultores na ordem de R$: 7.269,578,00, convênio firmado no valor 308 mil com IFPI,  para inovação tecnológica na atividade,  além de inserir  0,5 hectares  de pastagem nativa nos projetos produtivos. 

José Martins- SEMEAR – (coordenador do PAT-Apicultura) - Apresentou o trabalho desenvolvido na organização e fortalecimento das entidades associativas, elemento principal para a organização dos agentes produtivos e o alcance das metas do PRODETER, no plano de ação territorial como  produção, produtividade e padronização das colmeias tipo Langstroth no território, elevando a renda do apicultor.

Everaldinho – (Coordenador  da CODEVASF) - apresentou as ações desenvolvidas no Território Serra da Capivara, liberação de máquinas e equipamentos apícolas para famílias envolvidas na atividade e fez sorteio de equipamentos e indumentárias para os participantes do Plano de Ação Territorial presentes no evento.

 Erasmo Carlos (Representante  da SEPLAN) - Apresentou as ações do Projeto Viva o Semiárido no Território Serra da Capivara como a construção de 08 casas de mel nos municípios contemplados pelo PRODETER, reforma de 01 cooperativa, liberação de itens apícolas no fortalecimento da cadeia produtiva do mel   totalizando R$ 12.510.000,00.  

RONE ANDERSON (Consultor em apicultura) – Ministrou palestra sobre  a importância da apicultura para o homem do campo, destacando as palestras informativas sobre comercialização e produção de mel com qualidade.

José Ramiro (Secretário de agricultura de Dom Inocêncio)  Apresentou as principais linhas de ação do novo PAT-Apicultura e a seleção nos participantes do município de Dom Inocêncio.

Cerca de 63 pessoas prestigiaram o evento, entre elas, apicultores contemplados no PAT, do município de Dom Inocêncio,   técnicos, membros do comitê Gestor Territorial  da Apicultura e autoridades municipais.

Segundo o agente de desenvolvimento e coordenador do encontro, o evento foi considerado bastante profícuo pelo  alto nível das palestras e o estreitamento das relações entre banco, apicultores, agentes econômicos e instituições do Território Serra da Capivara.

Fonte: BNB - Ag. São Raimundo Nonato - Agente de Desenvolvimento